Campanha Novembro Azul

É importante alertar os homens sobre a incidência do câncer de próstata e cuidados em geral

Quando o assunto é atenção à saúde, os homens começam o jogo perdendo. Diante deste cenário, nasceu o Novembro Azul, uma campanha criada e desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que trouxe uma abordagem pioneira sobre a saúde do homem no Brasil.

Inspirada pelo médico Dr. Eric Roger Wroclawski, que faleceu por câncer de próstata em 2009, a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, percebeu que era notável a falta de informação e o preconceito em torno dos exames de prevenção. Motivada a mudar esse cenário e já com iniciativas voltadas para a saúde no Instituto (recém-criado em 2008), as ações de prevenção para os homens começaram com a campanha Um Toque, um Drible.

“Visto que a saúde masculina envolve muito mais que os cânceres urológicos, o Instituto criou, em 2011, a campanha Novembro Azul, um movimento que promove durante todo o mês uma intensa mobilização com ações focadas na saúde do homem, desde sua infância até sua velhice. Inicialmente, sua atuação foi no meio digital, sendo levada para as ruas nos anos seguintes”, detalha Marlene.

Hoje, a campanha tem a missão de alertar os homens não somente sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também para os cuidados com a saúde em geral. Somente em 2016, esse tipo de tumor terá mais de 60 mil novos casos no País.

Durante todo o ano, são realizadas iniciativas, como palestras e ações em locais com grande circulação de pessoas. “No mês de novembro, a campanha ganha destaque nacional com a iluminação de grandes monumentos, palestras em empresas, órgãos públicos e também com o apoio de celebridades.” 

Brasil afora

As ações envolvem pessoas de todas as regiões e das mais diversas áreas. Todos os anos, empresas, instituições e monumentos são iluminados em apoio à campanha. Entre eles: Teatro Amazonas (AM), Elevador Lacerda (BA), Estátua do Padre Cícero (CE), Congresso Nacional (DF), Palácio do Itamaraty (DF), Cristo Redentor (RJ), Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP-SP) e Viaduto do Chá (SP).

“O Novembro Azul também já marcou presença na Times Square, com um banner informativo em uma das principais avenidas de Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, as ações foram para as ruas com painéis nos pontos de ônibus de São Paulo, campos de futebol, competições de corrida de rua e na Stock Car, com o apoio de Rubens Barrichello”, detalha Marlene. 

Outras celebridades também mostraram que estavam lado a lado com a saúde, como Emerson Fittipaldi, campeão de Fórmula 1; Hortência, ex-jogadora de basquete; Milton Neves, apresentador; Sabrina Sato, apresentadora; Tiago Abravanel, ator e cantor; Zico, técnico de futebol; e muitos outros.

Um ponto de ação importante da campanha tem sido a atuação em políticas públicas com a realização do Fórum Ser Homem no Brasil, que está em sua segunda edição. 

Problemas masculinos

Somente em 2016, o câncer de próstata terá mais de 60 mil novos casos no País. De acordo com o urologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Octavio Campos, a incidência aproximada da doença é de um a cada seis homens. “Estima-se que tenhamos, no Brasil, 12 milhões de homens com mais de 50 anos de idade, o que resultaria em dois milhões de casos de câncer de próstata.”

Além disso, o homem pode sofrer outras enfermidades, como depressão e diabetes, por exemplo. “A depressão acomete aproximadamente 5% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que o número de mulheres afetadas é 50% maior que o de homens”, detalha o Dr. Campos.

A incidência de diabetes também vem aumentando nas últimas décadas, principalmente, associada aos maus hábitos de vida (obesidade e sedentarismo, por exemplo). Em 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) estimou que, no Brasil, 6,2% da população com 18 anos de idade ou mais referiu diagnóstico médico de diabetes, sendo de 7% nas mulheres e de 5,4% nos homens.

 

O Papel das farmácias

Praticamente, todos os meses do ano têm uma “cor tema”. Por exemplo, Maio Amarelo – prevenção de acidentes no trânsito; Outubro Rosa – prevenção do câncer de mama; e agora estamos no Novembro Azul – saúde do homem.

“E a sua farmácia, como um local voltado a saúde e bem-estar, pode ajudar na divulgação dessas campanhas, por exemplo, no caso do Novembro Azul, a forma mais simples é por meio de cartazes e sinalização em loja, chamando a atenção para o tema”, orienta o consultor em comportamento do consumidor e marketing de varejo, da Recycle Consultoria, Messias Cavalcante.

De acordo com a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, o varejo pode contribuir muito ajudando na divulgação da campanha e no incentivo para que os homens procurem o médico para exames. “É importante lembrar que, no mundo, essa campanha não foca apenas o câncer; mas todas as doenças que agridem mais os homens.”

Uma das maneiras de participar é abordar o cliente, explicando a sua importância, como orienta a farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni, Tatiana Ferrara Barros. “As dicas podem ser dadas por meio da distribuição de algum material impresso ou ainda durante o atendimento.”

É importante também montar um calendário de “ações” onde o foco seja dar um atendimento ao público masculino com a aferição de glicemia e pressão arterial e, durante o evento, chamar a atenção para o tema do Novembro Azul e estimular a visita ao médico. “Um serviço que pode ser implantado é identificar os urologistas próximos à sua farmácia. Por fim, adote o ícone da campanha do Novembro Azul, que é o bigode; se possível, imprima e distribua a seus consumidores, esta é uma maneira de reforçar a campanha que, provavelmente, estará na agenda das grandes mídias no período”, orienta Cavalcante.

Para finalizar, Silvia destaca a divulgação, nos tabloides de assuntos, sobre a campanha, com as datas de ações realizadas por hospitais ou eventos próximos do estabelecimento.

Prevenção: arma importante

Quando se fala em prevenção, diz-se em evitar que alguma coisa aconteça. Infelizmente, segundo o Dr. Campos, para o câncer de próstata, ainda não existe nada comprovado que possa reduzir o risco de desenvolvimento da doença.

“O que sabemos é que uma dieta saudável (rica em vegetais e frutas e redução de carne vermelha e gordura) ajuda a reduzir o risco. Um artigo recente mostrou que pacientes que têm mais de cinco relações sexuais por semana também teriam um risco reduzido de câncer de próstata. Entretanto, essa afirmação ainda não foi confirmada”, pontua o urologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Ao falarem prevenção, na verdade, o que os médicos querem dizer é o diagnóstico precoce. Para tal, é fundamental o exame de próstata e o exame de sangue chamado Antígeno Prostático Específico (PSA, sigla em inglês).

“Infelizmente, o exame de próstata ainda é um tabu para muitos homens, pois estes acreditam que ele interfere de alguma forma em sua masculinidade. Felizmente, a cada dia, mais e mais homens estão se conscientizando dessa importância graças a campanhas como o Novembro Azul”, finaliza o Dr. Campos.

Autor: Vivian Lourenço

 

 

Campanha Preventiva

Edição 288 - 2016-11-01 Campanha Preventiva

Essa matéria faz parte da Edição 288 da Revista Guia da Farmácia.

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