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Ciclo do desenvolvimento

Um modelo de aprendizagem de excelência que privilegia a melhoria contínua de tudo o que precisa ser realizado para o crescimento

Qualquer mudança, habilidade, serviço novo passa por algumas etapas, fases que, se bem entendidas, geram muita eficiência. Bem como não cumprir essas etapas contribui para a ocorrência de erros desnecessários.

ETAPA 1 – Atitude de querer fazer

Para qualquer projeto novo, habilidade nova, serviço, precisamos querer fazer, mudar, implantar.

  • Querer implantar um calendário de eventos para a farmácia.
  • Querer ampliar o serviço de atendimento qualificado.
  • Querer implantar um serviço de entrega delivery.
  • Querer reformar a loja.
  • Querer implantar o Gerenciamento por Categorias (GC).
  • Querer atualizar.

O querer mobiliza a próxima etapa que é o saber. O que nos separa de qualquer execução é o conhecimento e, quanto mais conhecimento, mais aprendizado, mais excelência.

ETAPA 2 – Conhecer, saber

Etapa importante após o querer, fundamentada em buscar informações, dados, modelos para que ocorra a implantação. Só realizamos algo se “sabemos”.

  • Saber fazer uma venda no Programa de Benefíco de Medicamentos (PBM).
  • Saber a Lei do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Conhecer todos os seus parâmetros, regras, funcionamento e etapas do cadastro, bem como trâmites de venda, é fundamental.
  • Saber contratar.
  • Saber implantar um planograma.

ETAPA 3 – Prática

A prática é a execução daquilo que se quis, daquilo que se estudou. É o projeto sendo colocado em prática.

O projeto se completa com a execução. Tirar o projeto do papel é a exigência para que algo aconteça de bom.

ETAPA 4 – Repetição

Após querer, aprender, executar, você deve repetir incansavelmente e a cada repetição, o aprendizado, a correção do que deu “errado” e a confirmação daquilo que deu certo.

O projeto necessita continuar e será aperfeiçoado pela correção da rota a cada execução.

  • Você quis implantar um padrão em seu atendimento telefônico.
  • Buscou informações de como seria isso em sites, livros, consultoria, aqui, na revista Guia da Farmácia.
  • Agora, reuniu o televendas da farmácia e implantou o projeto.
  • Observou um dia; dois dias; três dias; houve erros; vontade de desistir; alguns engessaram; outros não quiseram; você insistiu; mostrou novamente; fez treinamento; e depois de algum tempo, repetindo hoje, seu projeto está aí… implantado, funcionando e os clientes felizes.

De olho no shopper

Edição 293 - 2017-04-01 De olho no shopper

Essa matéria faz parte da Edição 293 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Marcelo Cristian Ribeiro

Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento

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