Qualquer mudança, habilidade, serviço novo passa por algumas etapas, fases que, se bem entendidas, geram muita eficiência. Bem como não cumprir essas etapas contribui para a ocorrência de erros desnecessários.
ETAPA 1 – Atitude de querer fazer
Para qualquer projeto novo, habilidade nova, serviço, precisamos querer fazer, mudar, implantar.
- Querer implantar um calendário de eventos para a farmácia.
- Querer ampliar o serviço de atendimento qualificado.
- Querer implantar um serviço de entrega delivery.
- Querer reformar a loja.
- Querer implantar o Gerenciamento por Categorias (GC).
- Querer atualizar.
O querer mobiliza a próxima etapa que é o saber. O que nos separa de qualquer execução é o conhecimento e, quanto mais conhecimento, mais aprendizado, mais excelência.
ETAPA 2 – Conhecer, saber
Etapa importante após o querer, fundamentada em buscar informações, dados, modelos para que ocorra a implantação. Só realizamos algo se “sabemos”.
- Saber fazer uma venda no Programa de Benefíco de Medicamentos (PBM).
- Saber a Lei do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Conhecer todos os seus parâmetros, regras, funcionamento e etapas do cadastro, bem como trâmites de venda, é fundamental.
- Saber contratar.
- Saber implantar um planograma.
ETAPA 3 – Prática
A prática é a execução daquilo que se quis, daquilo que se estudou. É o projeto sendo colocado em prática.
O projeto se completa com a execução. Tirar o projeto do papel é a exigência para que algo aconteça de bom.
ETAPA 4 – Repetição
Após querer, aprender, executar, você deve repetir incansavelmente e a cada repetição, o aprendizado, a correção do que deu “errado” e a confirmação daquilo que deu certo.
O projeto necessita continuar e será aperfeiçoado pela correção da rota a cada execução.
- Você quis implantar um padrão em seu atendimento telefônico.
- Buscou informações de como seria isso em sites, livros, consultoria, aqui, na revista Guia da Farmácia.
- Agora, reuniu o televendas da farmácia e implantou o projeto.
- Observou um dia; dois dias; três dias; houve erros; vontade de desistir; alguns engessaram; outros não quiseram; você insistiu; mostrou novamente; fez treinamento; e depois de algum tempo, repetindo hoje, seu projeto está aí… implantado, funcionando e os clientes felizes.