Com a pandemia pelo novo coronavírus, as farmácias e drogarias ganharam ainda mais evidência. Afinal, a partir da Lei 13.021, de 2014, a farmácia passou a ser reconhecida como estabelecimento de saúde para prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e também orientação sanitária individual e coletiva.
E, agora, tornou-se ponto de apoio fundamental para o enfrentamento da Covid-19. Contudo, algumas lojas registraram aumento significativo no fluxo de clientes, enquanto outras passaram a ficar mais vazias, devido ao medo e às dúvidas daqueles que frequentam o estabelecimento.
Nesse cenário, listo, a seguir, cinco dicas para driblar a pandemia e ter bons resultados no fim do mês:
- Antes de qualquer coisa, é necessário entendermos o cenário pelo qual nosso estabelecimento vem passando, identificar o que melhorou ou quais obstáculos estão impedindo de ter sucesso nas vendas.
- Tenha um plano de ação! Após observar o cenário, é hora de agir para reverter o quadro. Para tanto, não basta identificar os obstáculos e, sim, tentar superá-los.
- Siga as recomendações do Ministério da Saúde (MS) quanto à prevenção do novo coronavírus da melhor maneira. Pode parecer bobagem, mas as pessoas querem se sentir seguras no estabelecimento e tendem a procurar os ambientes que respeitam as medidas e não apenas as fazem por obrigação.
- Preocupe-se com o interior do estabelecimento! Não é porque estamos vivendo uma situação atípica que vamos deixar de cuidar do visual da loja. Mais do que nunca, é necessário aproveitar cada espaço para fazer o marketing dos produtos. As pessoas estão cansadas de ver o óbvio. Então mantenha o ambiente agradável e tente expor novidades e não somente máscaras e álcool em gel.
- A força de vendas de uma loja sempre foi a chave para o sucesso. Então, faça treinamentos com a equipe para que ela esteja pronta para responder os questionamentos sobre o novo coronavírus, os sintomas e as novas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Traga, ainda, informações científicas sobre os medicamentos mais procurados no momento. Desta forma, os clientes sentirão que a equipe está atualizada e preparada para lidar com o momento.
Temos ainda uma dica extra, de extrema importância! Este é um momento em que falamos muito sobre cuidar de pessoas. Assim, para ter sucesso, precisamos cuidar do nosso time. Demonstre que você se preocupa com a sua equipe e entenda os momentos de fraqueza. Está difícil para todos e nossos colaboradores não estão livres disto, podendo ter familiares contaminados com a doença ou sofrendo por falta de recursos financeiros devido ao grande número de demissões. Nosso time precisa saber que contamos com ele e que esta via tem mão dupla.
Seguindo essas dicas, os laços entre gestor, equipe e clientes irão se fortalecer resultando na retenção de clientes e aumento de tíquete médio.
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