Não é novidade para ninguém que 2016 foi um ano, no mínimo, intenso. Como consultora, não conheço um único segmento que não tenha sido afetado pelo cenário econômico complicado que vivemos em virtude da recessão econômica e instabilidade política. E sem que tenhamos percebido, 2017 já chegou com tudo, esperando que a gente arregace as mangas e vire o jogo.
Por isso, quero dar algumas dicas para que você tenha muito sucesso e aumente suas vendas.
1. Esteja próximo do seu consumidor e entenda suas angústias
O consumidor está apreensivo e teve de apertar o cinto. Está mais seletivo e exigente, porque não tem outra escolha a não ser atuar com mais cuidado em suas finanças pessoais. Sendo assim, tenha ciência dessa situação e trabalhe comercialmente com ações que ofereçam conforto para a decisão da compra, por exemplo, com as que tragam sensação de economia: Leve 3 pague 2, de X por Y, descontos progressivos. Sempre!
2. Conheça seus produtos e ofereça alternativas para o consumidor
Treine sua equipe de atendimento para que ela conheça profundamente os produtos e possa oferecer possibilidades ao consumidor quando o preço for um problema. Em um ponto de venda, por exemplo, muitas vezes, temos no mix diversos produtos similares que possuem objetivos parecidos. Se o consumidor vem em busca de um produto específico que naquele momento está além de sua intenção de gasto, oferecer uma alternativa similar pode fazer com que ele compre. É sempre melhor vender um pouco menos, do que não vender nada.
3. Faça vendas adicionais
Um aparelho de pressão pede pilhas; um pacote de fraldas, lenços umedecidos; uma caixa de curativos pede antisséptico. Num momento de pressa, muitas vezes, o consumidor não se lembra de que precisa de outros itens. Ter uma percepção rápida da situação para lembrá-lo disso – seja por argumentação no atendimento, ou pelo bom posicionamento dos produtos no autoatendimento – pode agregar vendas e aumentar o tíquete médio de vendas. Esteja atento!
4. Crie ações de relacionamento e também de fidelização
Faça com que os clientes voltem ao seu estabelecimento por meio de ações de relacionamento que mostrem que ele pode confiar em você. Redes sociais, e-mail marketing e programas de relacionamento que ofereçam descontos e vantagens, aliados a preços competitivos, farão com que o consumidor sempre pense em você como primeira opção.
5. Relacionamento em primeiro lugar
Além disso, é importante lembrar que, em qualquer cenário, com ou sem crise, um atendimento cordial, primoroso e rápido sempre ajuda a aumentar as vendas. Quem não gosta de se sentir bem recebido, não é verdade? E para isso, sua equipe precisa estar capacitada e motivada. Nunca se esqueça de reuniões de alinhamento, programas de bonificação e metas claras. Seu colaborador precisa ser seu aliado.