Em um cenário de recessão de mercado, o que observo em diversos setores da economia é um grande desânimo, muitas vezes condizente com a realidade. Em outras, representando um pouco de falta de visão dos empreendedores para o crescimento. Por isso, se torna relevante pontuar caminhos a ser tomados.
Gerencio uma associação de redes de farmácias, a Farmarcas, que obteve um grande feito recentemente: já estamos chegando à marca de 500 estabelecimentos. Um crescimento acima de 38%.
Lógico que são muitos os fatores que se conjugaram para a obtenção desses resultados. Contudo, existem alguns pontos em comum que podem ser replicados pelas empresas na busca de crescimento. Pensando nisso, acredito ser importante detalhar alguns deles:
1. Dominar o negócio: o mercado não perdoa a falta de conhecimento. É importante que, antes de iniciar qualquer negócio, se tenha profundo entendimento do ramo, suas peculiaridades, situação do mercado e concorrência, fatores que serão primordiais nas decisões estratégicas.
2. Ter um perfil empreendedor: muitos profissionais são sensacionais tecnicamente, mas são péssimos empreendedores. Ao ter um negócio, é importante saber lidar com as incertezas e adaptar-se às mudanças que acontecem por fatores externos e/ou internos. Estar sempre preparado para enfrentar imprevistos, sem medo, e disposto a correr riscos e lidar com as consequências.
3. Ter engajamento no seu negócio: ser empresário de sucesso não requer apenas investimento financeiro, mas também a doação de esforços e de tempo. Não entenda por isso ter de ficar atrás de um balcão por doze horas, pois tomar à frente do operacional de nada vai resolver. É preciso ter uma visão ampla, quais são as necessidades implícitas e saber liderar e coordenar sua equipe para alcançar a meta.
4. Ter uma estratégia vencedora: para atingir o sucesso, é necessário traçar metas e pensar estrategicamente em como atingi-las. Sendo assim, se torna primordial um bom planejamento de seu negócio, traçando rumos e ideias a fim de concretizar essa estratégia, como, por exemplo, uma boa política de compra, que possibilitará estabelecer preços diferenciados do mercado.
5. Ter excelência em gestão: um grande empreendedor precisa ter seu negócio controlado de forma bastante assertiva. Para tanto, é importante acompanhar todos os números que são relevantes para tomada de decisões, como acompanhamento das vendas e da satisfação dos clientes. Além disso, é preciso saber interpretar os números para criar ações que possam corrigir qualquer deficiência ainda no seu início.
Autor: Paulo Roberto O. da Costa
Diretor-geral da Farmarcas, associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas com 500 farmácias associadas
1 comentário
Estou sem palavras…