fbpx

Como acabar com a dor de cabeça

Os princípios ativos mais utilizados no tatamento

A prescrição de medicamentos depende da intensidade, origem, localização da dor, entre outros. Porém, os analgésicos não opioides são os usados para as dores menos intensas e mais corriqueiras, durante um período de tempo curto. Possuem propriedades analgésica, antipirética, antitrombótica e anti-inflamatória. Entre os princípios ativos analgésicos não opioides: ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, dipirona sódica e paracetamol. 

Os três primeiros, considerados analgésicos anti-inflamatórios não esteroides, inibem a enzima ciclo-oxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico, diminuindo a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor. 

O mecanismo do paracetamol não está totalmente determinado, ele pode atuar predominantemente inibindo a síntese de prostaglandinas no nível do Sistema Nervoso Central (SNC) e, em menor grau, bloqueando a geração do impulso dolorido no nível periférico. 

Fonte: farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti

Saiba mais sobre a dor que acomete quase toda a população, a dor de cabeça.

Foto: Shutterstock

Brasileiro deixa a desejar

Edição 297 - 2017-08-01 Brasileiro deixa a desejar

Essa matéria faz parte da Edição 297 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário