Mesmo em contextos econômicos difíceis, apesar da escassez de recursos, ainda é possível encantar o cliente e surpreendê-lo
As estações do ano se sucedem e já é setembro. Com a chegada deste terceiro quadrimestre do ano, é importante lembrarmos o que os clientes têm priorizado em relação às suas experiências de compra e entregar a eles o que desejam.
Reconhecemos que o preço tem sido importante, mas é apenas um dos fatores da opção de compra. O consumidor tem procurado um valor melhor em tudo e este valor nem sempre é apenas preço.
Pesquisas atuais indicam cinco aspectos principais que contribuem para uma irresistível experiência de compras sob a ótica dos clientes, como:
1- Experiência da marca
Se a farmácia tem uma marca que possui credibilidade; atmosfera agradável; layout marcante; produtos de excelente qualidade; sem ruptura: tudo conspira para que o cliente se sinta especial e compre por impulso mais algum produto.
2- Envolvimento
A cortesia, o interesse genuíno dos atendentes pelo cliente e disposição em ajudá-lo, a atenção às suas necessidades, ouvindo-o, sempre ajudam que o cliente defina ir a este e não a outro estabelecimento.
3- Atendimento acima das expectativas
Ao explicar e aconselhar com paciência, verificar o estoque, ajudar o cliente a encontrar o que procura, conhecer o produto e revelar aspectos insuspeitos de qualidade dele, o atendente demonstra um cuidado especial e individual, o que difere esta farmácia de outra.
4- Agilidade
Ao demonstrar sensibilidade em relação ao tempo que o cliente espera tanto para estacionar; no atendimento; na fila do caixa; ao mostrar disposição em ajudá-lo a concluir rapidamente o processo de compra, a equipe de funcionários mostra o quanto prioriza o tempo do cliente. Isso faz com que ele, ao precisar de algum produto, lembre-se da facilidade que a empresa oferece.
5- Solução de problemas
Ao ajudar o cliente a resolver problemas e compensá-lo pelo transtorno sofrido, para que se sinta plenamente satisfeito, a empresa e os funcionários demonstram o quanto ele é importante para o negócio e seus resultados.
Lembro que oito em cada dez consumidores costumam postar nas mídias sociais e também compartilhar com outras pessoas comentários sobre suas experiências fascinantes de compras, já que, atualmente, as experiências positivas têm sido raras; portanto, se sua farmácia estiver adequada, nada deve temer. Caso contrário, pense em que experiências agradáveis pode oferecer.
Para que a farmácia oferte uma experiência inesquecível, é preciso que treine permanentemente a equipe para que seja capaz de cumprir e “entregar” as preferências do consumidor e consiga convertê-la em serviços personalizados.
O varejo pode proporcionar uma experiência de compra irresistível se for capaz de fornecer os elementos básicos descritos.
Tenho certeza de que sua farmácia tem tudo para obter muito sucesso e resultados positivos neste terceiro quadrimestre do ano!
Foto: Shutterstock