Como fazer de 2016 um ano especial e produtivo

Há ainda um modelo mental e de gestão que deve ser alterado em muitas empresas para que o ano transcorra com o mínimo de impacto possível

É verdade, o ano de 2015 vai ficar na história! No Brasil, a crise política, com efeitos na economia, afetou diversos setores do País. O varejo sofreu os impactos e reflexos e tem muito a aprender para conseguir um 2016 mais produtivo.

Um ponto importante a observar, e que muitos não enxergam, é que finalmente “fazer certo” passa a ser prioridade e que fazer o “básico benfeito” é fundamental: planejamento, gestão, processos, eficiência e eficácia.

Iniciar bem o ano significa focar no fortalecimento do setor, na geração de empregos e em maximizar os lucros de sua empresa.

Que pontos importantes devem ser focados para se obter resultados positivos?

• Saia da zona de conforto: como todos dizem, o varejo é dinâmico. Como em todos os outros setores, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de médio prazo.

• Cuide da gestão e dos controles: ter uma empresa implica em estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência. O que muitos ainda não perceberam é que adotar um modelo de gestão é um dos elementos primordiais para um negócio sustentável.

• Revise ou organize os processos e as operações: adotar métodos de trabalho mais racionais e implantar novas rotinas de execução trazem resultados em curto prazo. Quem possui padronização maximiza atividades de maneira contínua e certeira.

• Tenha um fluxo de caixa e um demonstrativo de resultados: ter um fluxo de caixa seguro minimiza momentos de incerteza das empresas e garante um momento de serenidade para posicionar ou reposicionar-se. Ter um fluxo de caixa saudável e um demonstrativo de resultados confiável é um aprendizado importante.

• Desenvolva e motive pessoas: capacitar, desenvolver e valorizar as pessoas na empresa é fundamental. É o momento do trabalho na farmácia deixar de ser uma opção de trabalho para ser uma carreira. Em função das operações de compras, logística, vendas e finanças para conseguir os resultados necessários, é preciso ter pessoas comprometidas, envolvidas, remuneradas pelos resultados, em constante capacitação e apaixonadas pela empresa.

• Cuide dos clientes: no momento em que as vendas caem, percebe-se que não se conhece bem os clientes. Há uma quantidade enorme de informações que podem ser utilizadas para aproximá-los. Assim, é possível desenvolver melhor os ambientes de loja; ter um marketing mais assertivo; e atendimento personalizado.

Em 2015, as empresas que sofreram o menor impacto com os acontecimentos econômicos foram as que alguns anos atrás tomaram a decisão de alterar o modelo mental e de gestão e adotaram as práticas mencionadas, de forma estruturada e consciente, para se tornarem empresas com alto desempenho e, sobretudo, sustentáveis.

As estratégias para 2016 sofrerão impactos da economia ou da política, mas precisam acontecer dentro da cabeça dos gestores do varejo. Que venha 2016 cheio de desafios e ações transformadoras.

Especial Farmacêutico

Edição 278 - 2016-01-01 Especial Farmacêutico

Essa matéria faz parte da Edição 278 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].