- Para as pessoas que têm dermatite atópica (DA) é importante manter a pele sempre hidratada, principalmente no inverno, devido ao ressecamento e aos banhos mais quentes;
- A DA provoca uma pela seca e que deve ser cuidada com hidratantes hipoalergênicos;
- Evitar usar perfumes na área irritada;
- Evitar banhos quentes;
- Usar sabonetes adequados;
- Evitar situações de estresse;
- No banho, não utilizar esponjas, pois elas prejudicam a manutenção da integridade da barreira cutânea;
- Usar produtos específicos para peles sensíveis, sem fragrâncias ou corantes;
- Usar malhas de algodão macias, evitando itens de lã, por exemplo.1
Áreas do corpo mais afetadas pela dermatite atópica2
Fase lactente (de três meses a dois anos de idade): lesões na face e face extensora dos membros (joelhos, cotovelos).
Fase infantil/pré-puberal (de dois a 12 anos de idade): lesões na face e face flexora dos membros (atrás dos joelhos, fossa antecubital).
Fase adolescente/adulta (>12 anos de idade): as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo como pescoço, cotovelos e atrás dos joelhos, e são mais secas, escuras e espessadas. Pode haver, ainda, dermatite inespecífica de mãos e pés.
A dermatite atópica (DA) é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea de origem genética e tem como característica principal uma pele muito seca, com coceira importante que pode levar a ferimentos e infecções, cursando com períodos de melhora e de piora (crises).
Fontes: 1. dermatologista do Hospital Santa Cruz, de São Paulo, Dr.Marcelo Nakamura; dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e médica consultora da Theraskin, Dra. Paula Tavares Colpas; diretora da Unidade de Negócio Dermatologia do Aché, Monica Branco; e líder médica da Área Terapêutica da Sanofi, Dra. Suely Goldflus / 2. Fonte: dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e médica consultora da Theraskin, Dra. Paula Tavares Colpas
Foto: Shutterstock