Realizado em março último, no Expocenter Norte, em São Paulo (SP), o Conexão Farma 2025 se consagrou, mais uma vez, como palco de conteúdos estratégicos, networking e grandes encontros que impulsionam o setor farmacêutico e registrou um saldo bastante positivo.
“Foram 195 expositores, 50 horas de conteúdo e mais de 32 mil visitantes nos três dias de evento”, constatou, em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, Juliano Cunha Vinhal, presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), entidade responsável pelo encontro.
Neste bate-papo, Vinhal resume as principais conquistas do evento, as pautas da entidade para este ano e o que se pode esperar para o Conexão Farma 2026. Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra.
Guia da Farmácia • Em março, a Abradilan desenvolveu a edição 2025 do Conexão Farma, que já se consagrou como o maior evento do segmento farmacêutico do País. Como você vê a evolução desse encontro para que chegasse neste patamar?
Juliano Cunha Vinhal • Desde 2005, a Abradilan organiza a feira mais importante do segmento
Farmacêutico, o Conexão Farma. A ideia de promover o evento surgiu da carência percebida pelos associados de um envolvimento mais aprofundado entre laboratórios, distribuidores e varejo farmacêutico.
O Conexão Farma chegou em sua 19ª edição, em 2025, se consolidando como o evento que mais gera conexões e profissionalização do varejo. Ele promove a conexão entre indústria, distribuição e varejo; oferece capacitação profissional para o setor; prospecta novos negócios; proporciona um espaço para trazer inovação e qualidade de produtos e serviços; e fortalece a rede de conexão que reúne, em um só lugar, empresas de serviços, indústria de medicamentos, Higiene & Beleza (H&B) e nutrição.
O Conexão Farma chegou a esse patamar por ser um evento democrático e aberto a todos os públicos, além de ser gratuito, mas mais do que isso, ele contribuiu para o desenvolvimento do segmento farmacêutico no Brasil. Os visitantes entenderam que é preciso se profissionalizar e que o Conexão Farma oferece as melhores pautas e os melhores expositores, então isso passou a fazer parte das agendas, ou seja, o evento se tornou também um ponto de encontro.
Guia • Quais foram os grandes diferenciais deste evento, quando comparado com a edição de 2024?
Vinhal • O número de expositores aumentou consideravelmente, são mais de 190, com lançamentos, novidades e conteúdo para os visitantes. Temos um app Conexão Farma, onde as pessoas podem encontrar toda a programação e esclarecer as principais dúvidas. Também tivemos aumento na hora de geração de conteúdo com as palestras, estúdios de gravações para a imprensa e parceiros, além de novas tecnologias na Farmácia do Futuro e uma melhoria da experiência do visitante de maneira geral.
Guia • Quais foram os grandes números registrados neste ano, em termos de expositores, de visitantes e de negócios gerados?
Vinhal • Foram 195 expositores, 50 horas de conteúdo e mais de 32 mil visitantes nos três dias de evento.
Guia • Falando nos expositores, além das indústrias que tradicionalmente participam do evento, que outras áreas passam a se interessar pelo Conexão Farma? Os serviços e tecnologias passam a ganhar mais destaque?
Vinhal • Sem sombra de dúvidas. Serviços e tecnologias são essenciais para a otimização dos negócios da farmácia e notamos um aumento de interesse dessas empresas de estar conosco, com estandes ou com um balcão em uma área destinadas especificamente a eles.
Guia • O Conexão Farma sempre serve como vitrine para os próximos caminhos da indústria, do varejo e do setor de distribuição. Começando pelo varejo farmacêutico, quais as principais tendências detectadas?
Vinhal • Sim, é um termômetro para que todos conheçam as principais inovações. Vemos um aumento dos serviços em saúde, uma atenção especial em oportunidade para o público da terceira idade, humanização no atendimento, entre outros.
Guia • Para o setor da distribuição, o que se pode esperar? Quais serão as principais pautas da Abradilan em 2025 para este segmento?
Vinhal • Estamos muito atentos à Reforma Tributária, para que o processo de implementação da transição seja conhecido pelos associados com antecedência e assim eles possam se preparar para as mudanças que virão. Também temos a pauta da assessoria regulatória e o desenvolvimento de ferramentas que apoiem o distribuidor na melhoria da eficiência operacional.
Guia • A programação de conteúdos propostas pelo Conexão Farma, sem dúvidas, é um dos grandes destaques e chamarizes para quem quer se manter atualizado. Neste ano, quais temas ganharam destaque?
Vinhal • Foram muitos assuntos abordados, podemos citar aqui, gestão, liderança, vendas, canais de atendimento e dados.
Guia • Levando em conta os principais eventos de varejo realizados mundialmente, a Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos grandes destaques no setor, mudando a forma de gerir empresas e de se relacionar com clientes. Pelos debates promovidos no Conexão Farma neste ano, como vocês enxergam a revolução que esse conceito pode trazer para todos os atores envolvidos no setor?
Vinhal • Ela não está no futuro, ela já faz parte da realidade e, nós, em algum momento ou de alguma forma já convivemos com ela. Ela serve para otimizar resultados e para melhorar a disseminação de conhecimento nas equipes, mas o perfil de negócio precisa ser avaliado para a identificação da forma que ela pode ser útil.
Lembrando que a humanização ainda é muito necessária nas transações, que precisam ser relacionais e humanizadas, principalmente no varejo.
Guia • Como você analisa a expansão da Farmácia do Futuro, espaço desenvolvido em parceria pelo Guia da Farmácia, em parceria com a Abradilan e Montafarma?
Vinhal • A Farmácia do Futuro já se consolidou como uma atração obrigatória dentro do Conexão Farma. O projeto, desenvolvido pelo Guia da Farmácia, em parceria com a Montafarma e a Abradilan, simula uma farmácia conceito que alia tecnologia e humanização no atendimento, destacando o papel do estabelecimento como um hub de saúde.
Ela é indispensável, uma área de passagem obrigatória. É nela que os visitantes podem acompanhar as transformações do mercado, ou seja, ela reflete a evolução do varejo farmacêutico e as novas demandas do consumidor. Além da ampliação da categoria de H&B, o espaço traz soluções tecnológicas que aprimoram a experiência de compra e a gestão do negócio.
Guia • O que esperar do Conexão Farma 2026?
Vinhal • Será a 20ª edição, um importante marco para a Abradilan e seus associados. Sabemos o desafio de sempre entregar algo novo, e é isso que vamos construir até lá.
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock