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Convenção de vendas é importante para a sua farmácia?

Trata-se de um momento de oxigenar a equipe, mensurar o conhecimento atual do time e trazer novos conteúdos com aplicabilidade para a farmácia

A realização de uma convenção de vendas é uma ação criteriosamente pensada, principalmente nas indústrias farmacêuticas, para o alinhamento das estratégias e ações a serem realizadas durante todo o ano corrente. O varejo farmacêutico tem percebido a importância de reunir todo o seu time de vendas e tem implementado cada vez mais essas ações para alinhar as estratégias, desenvolver competências e melhorar a performance dos seus times.

Todos nós sabemos que no varejo farmacêutico tudo acontece na mesma hora, no mesmo tempo, e nem sempre os gestores e times de vendas têm tempo suficiente para organizar seus pensamentos, planejar as ações e executá-las com precisão, e isso os coloca no “piloto automático”.

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No meu ponto de vista, equipes que estão no “piloto automático” não param para repensar as estratégias, analisar suas ações e ver se estão sendo produtivas ou não, e isso traz diversos impactos negativos para a companhia e, por estarem no automático, elas não percebem isso.

Se você farmacista não tem essa ação como estratégica para a sua farmácia, pode ser que essa seja uma das causas para a perda de espaço no mercado para os seus concorrentes. Para o farmacista que já tem no seu DNA, na sua cultura, o treinamento e desenvolvimento de pessoas, e ainda não faz convenção de vendas, pense nessa possibilidade, converse com o seu departamento de Recursos Humanos (RH) ou Desenvolvimento Organizacional (DO). E para aquele farmacista que já realiza esses encontros, faça uma reflexão sobre o que pode ser ainda melhor, para que todos saiam colocando tudo em prática após a convenção.

Eu acredito que a convenção é um momento de oxigenar a equipe, mensurar o conhecimento atual do time, trazer novos conteúdos com aplicabilidade para a farmácia, alinhar novos processos e novas estratégias para a sustentabilidade do negócio.

Não enxergue a convenção como mais um custo para a sua empresa. Interprete essa ação como um investimento, pois nesse momento você estará com o que há de mais importante para o seu negócio: as pessoas. Sem elas, a sua empresa não consegue promover todas as experiências exigidas pelos seus clientes e pelo próprio mercado.

De nada adianta você cobrar mais vendas, melhorar o atendimento, melhorar o tíquete médio e aumentar o faturamento se você não percebe e não dá oportunidades de desenvolvimento para os seus colaboradores.

Lembre-se: são pessoas que movem o seu negócio!

Tenha uma boa convenção de vendas!

Foto: Shutterstock

Você conhece o seu cliente?

Edição 316 - 2019-03-15 Você conhece o seu cliente?

Essa matéria faz parte da Edição 316 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Pedro Dias

Diretor do Instituto Pedro Dias.