Cada um de nós vive uma situação específica quando o assunto é liderar. Tentar usar um conhecimento geral como algo a ser utilizado no caso específico pode causar sérios problemas. Ainda assim, quando me desafiaram a selecionar dez lições relevantes de liderança aprendidas com CEOs e empreendedores, achei importante compartilhar ideias extraídas da realidade empresarial brasileira. O conhecimento obtido ainda é a melhor semente para a solução. Vão alguns grãos que, espero, lhe sejam férteis:
1. Nem todos estão dispostos a dizer a verdade, se ela lhes causar um dano. Significa que você deve ser capaz de enxergar 100% da realidade e saber que as pessoas lhe contarão apenas 2% da verdade. Preencher as lacunas exige percepção.
2. Livre-se das pessoas que são destrutivas, mas que falam somente palavras agradáveis, são politicamente corretas e aparentam mansidão. Prefira as pessoas verdadeiras e que trabalham para construir.
3. Ao serem promovidos, profissionais descobrem que seus dias são repletos de tarefas e pode ficar muito pior quando a família cobra também. Cada gestor deve estar consciente de que terá de aprender a lidar, no seu próprio contexto.
4. Ninguém se importa com o sofrimento do líder. As pessoas olham para você como se fosse um super-homem, ou uma supermulher, capaz de suportar, de maneira indiferente, qualquer situação. As pessoas são muito pouco gentis.
5. Nem todo gestor está preparado para os momentos de crise. Alguns conseguem ser bons líderes somente nas expansões econômicas que favoreçam suas empresas. Quando uma crise ocorre, eles são lentos demais e comprometem o futuro.
6. Há duas regras importantíssimas para o sucesso: 1) você será criticado; e 2) aprenda rapidamente a regra número um. Se você não souber lidar com críticas, nunca será um líder.
7. Alinhamento é um fator crucial para o resultado. Quando uma decisão é tomada, todos devem estar alinhados. Indivíduos que concordam na sua frente, mas agem de maneira contrária pelas costas, devem ser identificados, orientados e, em último caso, removidos do time.
8. Liderança é tudo aquilo que o líder faz ou tolera. A sua inação e o seu silêncio também são exemplos.
9. Ao final de cada decisão, responda à seguinte pergunta: “E se eu estiver errado?”. E complemente sua decisão de acordo com a resposta.
10. Lembre-se de que um dia você não estará mais no seu cargo. A maneira como você trata os subordinados, fornecedores e clientes determinará quais deles continuarão a respeitá-lo, mesmo que você deixe de ser alguém poderoso. Duro quando necessário não significa ser desrespeitoso.
Vamos em frente!