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Dicas para afastar o estresse do dia a dia

Orientação ao paciente é fundamental

Vida pessoal:

  • Aprender a se desligar assistindo à TV, lendo um livro, ouvindo música, cuidando das plantas, brincando com o animal de estimação;
  • Valorizar férias e finais de semana, viajando sempre que possível;
  • Unir-se a pessoas com as quais tenha maior grau de afinidade;
  • Sair para se divertir e conversar sobre seus problemas com os amigos;
  • Praticar atividade física prazerosa;
  • Manter um bom peso, adquirir hábitos alimentares saudáveis, estar sempre dentro dos limites e possibilidades;
  • Procurar relaxar, fazer massagens, ioga ou meditação, são boas alternativas;
  • Preservar a liberdade pessoal e os momentos de privacidade;
  • Pensar nos outros (já foi comprovado que as atividades filantrópicas aumentam a autoestima e diminuem o estresse).

Vida profissional:

  • Canalizar a atenção para coisas importantes: prioridades e administração do tempo;
  • Procurar não almoçar no ambiente de trabalho e caminhar um pouco;
  • Evitar ser interrompido durante os afazeres. Cuide de um assunto por vez;
  • Não adiar problemas desconfortáveis;
  • Identificar os próprios limites e não ocupar totalmente sua agenda diária;
  • Estabelecer relações de companheirismo;
  • Negociar prazos compatíveis para os projetos mais importantes;
  • Não encarar todas as situações da vida como um desafio;
  • Em casos de grande pressão, procurar dar uma pausa no trabalho e fazer um pequeno exercício de relaxamento;
  • Ao sair do escritório, deixar a preocupação para trás;
  • Não levar trabalho para casa. 

Sensações ruins fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Lidar com isso nem sempre é fácil e a saída está na prevenção.

Foto: Shutterstock
Fonte: psiquiatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Pedro Daniel Katz

Contra o tabagismo

Edição 309 - 2018-08-01 Contra o tabagismo

Essa matéria faz parte da Edição 309 da Revista Guia da Farmácia.