Discussão sobre o futuro na Abrafarma Future Trends

Abrafarma Future Trends é marcado pela troca de conhecimento e estreitamento de relacionamento entre indústria e varejistas do canal farma

O congresso Abrafarma Future Trends chegou em sua quarta edição trazendo uma agenda de palestras com os maiores especialistas na área de consumo e inovação digital no varejo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro último, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). 

Na ocasião, foram mais de 2.600 visitantes, 25 das mais importantes empresas do setor, 26 grandes redes (que juntas representam mais de 42% do mercado brasileiro de medicamentos) representadas por mais de 900 executivos, 49 palestrantes nacionais e internacionais e 50 horas de conteúdo. 

A programação deste ano contemplou um número maior de palestrantes internacionais, com destaque para o Global Director Digital Commercial da The Coca-Cola Company (EUA), Stephen Thompson. Ele abordou a transformação digital do varejo. 

Outro convidado de peso e relevância foi Jonathan Carney, principal gestor dos serviços aos fornecedores da QuintilesIMS no Reino Unido e um estudioso das novas tendências do setor. Destacou-se ainda a presença do CEO da Jackman Reinventions, empresa que criou o projeto de reinvenção da Duane Reade, Hexall, Walgreens e Vitamin Shoppe, Joe Jackman. 

“Para o profissional da rede, quero entregar conteúdo, apresentando, por exemplo, o que o Walmart faz, mostrando a reformulação de lojas do Walgreens; por outro lado, há a parte comercial da indústria, que também passa a entender um pouco o varejo. Estamos discutindo aqui o que se discute no mundo inteiro.”

Também estiveram presentes o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge; e a CEO do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), Márcia Cavallari. 

“O evento tornou-se referência no calendário mundial e, nesta edição, trouxe temas importantes ligados à tecnologia na indústria e varejo, além de destacar a pesquisa inédita sobre vacinação”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Nas edições anteriores, o espaço disponível para que os visitantes assistissem às palestras era de 700 lugares, nesta edição, subiu para 1.700, ou seja, mil novos lugares. “O objetivo é proporcionar mais conforto, receber melhor as pessoas, que estão focadas e são qualificadas para estarem ali. Nesse evento, não há ‘chinelão’, quem vem apenas para passear e ganhar brindes. Aqui, o cara que vem, vem para conversar, falar sobre negócios, com objetivos, uma conversa que vem do dia a dia e se efetiva aqui, ou uma conversa que se inicia aqui e vai fluir para o dia a dia. Cada rede faz uma apresentação, mostra suas propostas e para uma rede ainda pequena, que não tem uma vitrine e precisa explorar isso, é uma grande oportunidade”, comenta.

Mena Barreto ressalta que tenta sempre mesclar conteúdo e negócios. “Para o profissional da rede, quero entregar conteúdo, apresentando, por exemplo, o que o Walmart faz, mostrando a reformulação de lojas do Walgreens; por outro lado, há a parte comercial da indústria, que também passa a entender um pouco o varejo. Estamos discutindo aqui o que se discute no mundo inteiro.”

Vacinas, um capítulo à parte

A CEO do Ibope apresentou uma pesquisa que revela que a vacinação em farmácias é tida como positiva pela população brasileira. Os dados revelam que 26% dos brasileiros deixam de tomar vacinas por causa de falta de informação; 22% por causa do preço; e 12% pelo acesso. Nesse contexto, o canal farma é visto como positivo pela comodidade e facilidade de acesso. 

Mena Barreto lembra que existe um mito de achar que tudo gira em torno do médico e isto gera um entrave. “A gente tem miopia de que só o médico pode prescrever a vacina, de que o paciente vai ter uma reação alérgica, é um em um milhão; a mesma vacina produzida para uma clínica de imunização é a que será aplicada na farmácia. O farmacêutico fará a anamnese, registrará o paciente, precisará ter toda a estrutura de cadeia fria, passará por um treinamento, feito isto, ele tem todo o empoderamento para realizar a aplicação.”

Pela feira

Além do conhecimento, o evento tem como pilar o relacionamento. Para a gerente de trade marketing da Sandoz, Carolina Pardo, o Future Trends é o principal evento para o canal de redes de farmácias que possibilita essa proximidade. 

O coordenador de trade da Hypermarcas, Gustavo Alves, concorda com a afirmação, dizendo que o evento é uma vitrine para todas as redes. “Ter relacionamento e mostrar lançamentos, sentar e conversar para depois discutir negócios”, comenta. Na ocasião, a farmacêutica estava apresentando alguns novos produtos, como Alivium cápsulas gel, Benegrip Multi e Doril Enxaqueca.

“É extremamente importante estar aqui. Há concentração de aproximadamente 40% do mercado farma brasileiro. Usamos o evento para fazer relacionamento, rever amigos e parceiros. Não há negócios, nem trazemos planilhas de vendas”

O evento é também uma ótima oportunidade para as empresas que não estão no eixo Rio-São Paulo e acabam não estando tão presentes fisicamente na vida dos varejistas. É o caso da Prati-Donaduzzi, situada em Toledo (PR).  “É extremamente importante estar aqui. Há concentração de aproximadamente 40% do mercado farma brasileiro. Usamos o evento para fazer relacionamento, rever amigos e parceiros. Não há negócios, nem trazemos planilhas de vendas”, comenta o presidente do laboratório, Eder Maffissoni. 

O Grupo Cimed inovou e apresentou um estande inspirado na Praça Vermelha, um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou, na Rússia. A farmacêutica aproveitou a oportunidade como pontapé inicial às ativações para a Copa do Mundo da Rússia. “Como patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, dedicamos um espaço para ativações especiais, entre elas, a exposição de uma camisa da conquista do Pentacampeonato, em 2002, autografada por atletas. Também tivemos a presença dos ex-jogadores Ricardo Rocha, Juninho Paulista e Careca”, conta o diretor de marketing do Grupo Cimed, Hélio Melo. A farmacêutica dedicou ainda um lugar à stock-car em outro ponto da feira, exibindo um dos carros das equipes e os quatro pilotos: Marcos Gomes e Cacá Bueno, da Cimed Racing; e Felipe Fraga e Denis Navarro, da Cimed Racing Team.

A presença de players tão importantes do varejo atrai não somente as indústrias focadas em medicamentos, mas aqueles que trabalham no mercado de Higiene & Beleza (H&B). O gerente de trade da P&G, Yuri Guazzelli, explica que a presença da companhia é importante para ter proximidade com as redes. Atualmente, o canal farma é um dos mais importantes para a empresa.

Com cerca de 20 marcas de produtos de beleza e cuidados pessoais no Brasil, a multinacional Coty também marcou presença na Abrafarma Future Trends 2017. A empresa tem crescido cada vez mais no território nacional desde o início de sua operação no País, em 2016, já ocupando a terceira posição no ranking do setor. “O evento é uma grande oportunidade de apresentarmos a dimensão da Coty em seu novo momento de negócio, após as relevantes aquisições promovidas, agregando ao seu portfólio marcas icônicas presentes na rotina dos consumidores brasileiros e, também, de renome internacional, como: Risqué, Adidas, Monange, Bozzano, Paixão, Cenoura & Bronze, Koleston e Soft Color”, expôs a diretora de trade marketing da divisão Coty Consumer Beauty, Analicia Toledo.

A Fini Guloseimas também esteve presente e apresentou um novo produto em sua linha Natural Sweets, o Cálcio + Vit. D. Aliado da saúde dos ossos para homens e mulheres, o produto contém 61 calorias por porção, é livre de açúcares, possui 33% da ingestão diária recomendada dos ativos que dão o seu nome, com aromas e corantes naturais e naturalmente sem lactose. 

Cada embalagem de 18 g contém balas de gelatina nas versões iogurte de morango, iogurte de coco e iogurte de pêssego, com textura leve e sabor premium. 

Passagem obrigatória

Edição 299 - 2017-10-23 Passagem obrigatória

Essa matéria faz parte da Edição 299 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário