Quando os produtos ficam atrás do balcão ou em armários fechados, o cliente fica sem acesso a estes itens e, desta forma, não acontece a compra por impulso
O inverno é a estação do ano que mais movimenta as drogarias em todo o País. Com a chegada do frio, as doenças respiratórias acometem com maior incidência crianças e idosos. E para atender a essa demanda, os pontos de venda (PDVs) do varejo farmacêutico devem aplicar estratégias para promover com qualidade o atendimento a seus clientes.
As drogarias vêm aproveitando, cada vez mais, as oportunidades do autosserviço, oferecendo exposições funcionais e estratégicas para facilitar o acesso dos clientes aos produtos e, principalmente, aos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs).
O mercado de MIPs no Brasil é composto por categorias, como Dor e Febre, Gripe e Resfriado, Gastrointestinal, Primeiros Socorros, Cuidados com os Olhos e Alergia, entre outras que são uma oportunidade e tanto para os PDVs trabalharem com estes produtos no autosserviço.
Em 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 41 que permite que os MIPs fiquem fora dos balcões, ao alcance do consumidor.
Em 2016, a Anvisa aprovou um novo regulamento para os MIPs, a RDC 98, de 1º de agosto, que apresenta sete critérios atuais para a classificação de um medicamento como isento de prescrição: tempo de comercialização; segurança; sintomas identificáveis; utilização por curto período de tempo; ser manejável pelo paciente; apresentar baixo potencial de risco; e não apresentar possibilidade de causar dependência.
Atualmente, algumas drogarias vêm aderindo ao movimento de desconfinar os MIPs, colocando-os em contato direto com os clientes, com o objetivo de tornar o shopper mais independente, agilizar a efetivação da venda e, principalmente, aumentar o tíquete médio das drogarias.
Quando os produtos ficam atrás do balcão ou em armários fechados, o cliente fica sem acesso a estes itens e, desta forma, não acontece a compra por impulso. Existem clientes que não desejam ter ajuda do funcionário da drogaria, eles gostam de circular entre as gôndolas para encontrar o que precisam e escolherem produtos de seu interesse.
O desconfinamento acontece quando os MIPs saem de trás dos balcões e ocupam as gôndolas do autosserviço.
O PDV que realiza o desconfinamento, aplica o Gerenciamento por Categorias (GC), precifica corretamente e faz exposição de produtos de forma inteligente alcança um crescimento dos MIPs de forma exponencial.
Hoje, muitas drogarias não trabalham com MIPs desconfinados e, por isto, deixam de crescer e também de gerar compras por impulso. Lojas que desconfinam crescem em vendas dos MIPs muito mais que farmácias que ainda não aderiram a esta tendência.
Comece já a desconfinar os MIPs em sua drogaria e tenha melhores resultados nas vendas.
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