Durante um workshop realizado em março último, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), explorei o tema “Tendências Mundiais em Trade Marketing com Aplicabilidade no Brasil”. A ideia do evento foi a de trazer reflexões sobre temas recorrentes e importantes para indústria e varejo que, hoje, precisam se reinventar a cada minuto, seja por conta da concorrência, ou de crises, como a pandemia por Covid-19, que tem feito os empresários de todo o mundo repensarem seus negócios.
Entre os principais insights, destaco:
Alie humanização e tecnologia:
Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado e tecnológico, não se pode perder de vista a humanização. O poder da empatia é fundamental para os negócios.
Capacite os colaboradores:
Ainda quando se fala em tecnologia, de nada adianta deter a melhor solução se a equipe não está apta a dominá-la por completo. Tecnologias sozinhas não fazem nada.
Dissemine conhecimento:
Antigamente, os grandes líderes guardavam a informação só para eles. Hoje, a informação está disponível e acessível para quem quiser fazer uso dela.
Seja inovador:
Esse conceito pode envolver duas vertentes. A primeira delas é inovar de fato, criando uma solução/produto completamente inédito. A outra é inovar apenas no sentido de fazer melhor aquilo que já existe. E os dois conceitos são válidos.
Tenha cuidado com a execução:
Por vezes, a ideia inovadora do empreendedor pode ser ótima, mas a execução nem tanto, o que compromete todo o projeto. Não adianta, por exemplo, abraçar o conceito do omnichannel e oferecer ao consumidor que ele retire seus produtos em lockers e não ter lockers o suficiente para atender a toda a demanda.
Promova boas experiências:
A tão falada experiência de compras nem sempre é um show pirotécnico. Na grande maioria das vezes, ela se resume ao básico benfeito. No canal farma, por exemplo, ao organizar todos os produtos da categoria baby num único local, pensando em alimentação, troca de fraldas, banho… facilita-se o dia a dia da mãe e ainda crescem as chances de se aumentar o tíquete médio.
Pense além das vendas:
Claro que vender é o grande objetivo dos empreendedores, mas para ter sucesso como marca, esse limite deve ser extrapolado. É preciso ter um propósito e pensar qual legado você está deixando para o mundo.
Foque no problema:
O aplicativo Waze, por exemplo, nasceu da dor de pessoas que precisam driblar o trânsito e ter estimativas de horários de chegada ao destino.
Permita-se errar nos negócios:
No processo de inovação nos negócios, errar é permitido e, às vezes, essencial para se chegar à melhor solução. O “pulo do gato” está em corrigir a rota o mais rápido possível.
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