Erros de gestão que sua empresa não deve cometer

O mar não está para peixe, dizem alguns; há oportunidades, dizem outros. Qualquer que seja o seu caso, vale ler e ponderar sobre esse assunto

Quem deseja expandir os seus negócios ainda em 2016 ou precisa reestruturar sua empresa deve se preparar para encarar as mudanças necessárias que vêm por aí. O profissionalismo precisa ser posto em prática e mudanças estratégicas devem ser implementadas. Se o objetivo é crescer ou reestruturar, todos, da empresa, precisam estar envolvidos nas ideias e nas atitudes da mudança. 

Veja, a seguir, os questionamentos que faço um a um e verifique quais são as falhas que a sua empresa costuma cometer e as corrija o quanto antes:

1. Sua empresa tem um plano de negócios, um planejamento estratégico e uma análise mercadológica?

Essas são três ferramentas essenciais para gerar controle nas atividades da equipe, envolvendo os aspectos econômico, administrativo e comercial da empresa, podendo, inclusive, ser utilizadas como instrumentos de solicitação de crédito ou para a entrada de sócios e investidores, uma vez que elas dão mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio.

2. Tem na gestão amigos ou membros da família ao invés de profissionais capacitados e adequados?

Estabeleça os pré-requisitos de cada cargo e função. Tome como base análises racionais e de mercado, levando em conta competências necessárias para o cumprimento das tarefas. O coleguismo e família sem preparo podem ser um “tiro no pé” para a empresa. Se quiser mantê-los, faça-os se qualificarem para ocupar os cargos. 

3. Mistura as contas e receitas da empresa com as dos proprietários ou sócios?

Misturar as despesas da empresa com as pessoais torna impossível realizar uma análise dos custos da empresa, o que, por sua vez, gera uma aplicação incorreta de preço nos produtos e serviços oferecidos. É impossível fazer um Demonstrativo de Resultados (DRE) se as despesas estão misturadas. Se elas estão misturadas, separe-as. 

4. As decisões são tomadas apenas com dados subjetivos, sem relatórios confiáveis, sem informações precisas, principalmente as financeiras?

Você precisa saber exatamente qual o custo operacional da empresa, área por área. Essas informações são de importância para definir o preço correto de venda dos produtos, políticas de descontos e outras. É necessário conhecer e detalhar as despesas fixas e variáveis, das receitas, das despesas e dos investimentos.

5. Os sócios, gestores, líderes e membros das equipes têm tarefas e prazos definidos para cumprir? São acompanhados?

Definir tarefas e prazos para sócios, gestores, líderes e colaboradores é uma atividade de extrema importância. Assim como contas têm vencimento com data fixa para pagamento e quando não executadas, podem provocar multas, as tarefas devem ser divididas e ter prazos para seu cumprimento. Caso não se cumpram, influenciam negativamente o resultado e a receita final da empresa.

6. As decisões são retardadas ou postergadas?

Tenha em mente que prorrogar decisões só aumenta o problema e compromete o processo de mudança, reestruturação ou crescimento; ainda mais se estas decisões envolverem mudanças de procedimentos, demissões, suspensão de operações, aumento no investimento, etc. Se há decisões a tomar, fundamente-as e tome-as!

7. Depende de funcionários, fornecedores ou clientes?

A dica importante é: não fique na mão de um só! A dependência traz riscos para a empresa. Por isso, treine mais de um funcionário com o mesmo conhecimento para as atividades principais, assim, caso ele saia da equipe, a empresa não será prejudicada. O mesmo serve para os fornecedores e clientes: construa relacionamento com, no mínimo, dois fornecedores da mesma área e com clientes de mais de uma especialidade.

8. Há soberba e prepotência organizacional? Costuma ouvir os sócios, gestores, colaboradores e outros? Está suficientemente informado sobre o mercado em que atua e a atualidade em geral? 

É importante levar em consideração a opinião de sócios, gestores, funcionários, clientes e fornecedores. Ouvi-los faz parte de se preparar para tomar decisões mais assertivas e amplas. É preciso ainda estar atualizado de forma ampla e contínua sobre a atualidade regional, estadual e federal, por meio da maioria das mídias disponíveis.

Se dos oito questionamentos listados, existem mais do que quatro para corrigir, atenção, sua empresa precisa de ajuda! É preciso orientação de um consultor experiente para ajudá-lo na correção de rumos, estabelecimento de metas e outros.

Se estiver com três ou abaixo de três questionamentos para corrigir: ela exige cuidados, mas com uma boa dose de profissionalismo e atitude tudo pode mudar para melhor.

Tendo noção dos resultados obtidos, agora, o importante mesmo é corrigir os erros e partir para os resultados positivos. Ótimo trabalho! 

Novos Postos

Edição 284 - 2016-07-01 Novos Postos

Essa matéria faz parte da Edição 284 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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