Esmaltes nas farmácias: negócios guiados pelas cores

A cada estação, os esmaltes ganham novas tonalidades. É preciso estratégia para escolher o melhor sortimento e tudo o que pode complementá-lo para garantir que as consumidoras tenham unhas perfeitas

Seja qual for a situação econômica do País, é fato que, para os esmaltes, sempre há propensão ao desembolso. Afinal, esses produtos – assim como acontece com os batons – são itens mais acessíveis e as consumidoras ainda conseguem comprá-los, obtendo satisfação sem comprometer o orçamento. Além disso, são muitas as que procuram fazer as unhas em casa. Para elas, então, é fundamental ter todos os aparatos necessários em mãos.

O processo de manicuração completo não existe sem a cutelaria. A ação se divide entre sete e nove etapas, dependendo do serviço agregado. Entre todas as fases básicas, a cutelaria está presente em quatro delas: corte/lixamento das unhas, remoção da cutícula, aplicação de esmalte e limpeza de resíduos1.

Além dos esmaltes – seja para colorir, preparar, tratar ou finalizar as unhas –, os itens indispensáveis são: alicate de corte ou cortador de unhas, espátula, alicate de cutícula, palito, tesoura e lixa de unha. Algodão, removedores de esmaltes e hidratantes para mãos e pés também entram nesta lista2.

Já para os esmaltes, é importante dar destaque aos lançamentos das coleções2. Aliás, nesse momento, é fundamental estar atento às novidades do mercado, que surgem a cada estação. “Temos nossas coleções regulares a cada troca de estação (são duas coleções) e lançamentos intermediários de acordo com o que sentimos do mercado e também do que a nossa equipe criativa sugere como aposta”, pondera a gerente de marketing e produto da Impala, Vivian Silvério.

Como o principal atributo de compras de esmaltes é a cor, é muito importante criar um degradé nas gôndolas, não só para facilitar a localização do tom desejado, mas também para criar um apelo visual e aumentar o interesse do shopper3. Já para os itens de cutelaria, a organização por linha de produtos possibilita que o consumidor encontre mais facilmente o artigo desejado2. “Com tantas opções, nossa equipe orienta os pontos de venda (PDVs) a usarem nossos corners e posicionar nas gôndolas sempre as coleções mais atuais e as cores de maior sucesso de vendas entre as consumidoras”, aconselha Vivian.

Na hora da composição do mix e de destacar os produtos nas gôndolas, vale lembrar que as consumidoras querem mais do que as cores da estação. Elas desejam artigos que tratem as unhas e ainda garantam durabilidade, segundo aponta o Caderno de Tendências – 2019-2020, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec). De acordo com o estudo, ao mesmo tempo com que sonham com esmaltes mais duráveis, as consumidoras desejam contar com removedores de esmalte eficientes, porém pouco agressivos, para retirá-los.

Fontes: 1. Matéria “A procura de produtos de beleza na farmácia”, portal Guia da Farmácia; 2. Suplemento Especial Mulher 2017. 3. Matéria “Movidos pela Vaidade” Portal Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

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Edição 317 - 2019-04-04 Novos preços

Essa matéria faz parte da Edição 317 da Revista Guia da Farmácia.