Em maio deste ano, acontecerá o 3º Congresso Anual eyeforpharma Brasil 2015, com o tema: “Acesso ao Mercado Público e Privado”. O diretor-geral da Sanofi Pasteur, Hubert Guarino, apresentará o tema: “Análise das melhores práticas na transferência de tecnologia biológica: Lições aprendidas da Sanofi Pasteur”.
O estabelecimento e concretização de projetos de Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) na área da saúde no Brasil aparece como um tema de grande relevância para o setor.
Trata-se de uma nova política industrial com o objetivo principal de desenvolver a indústria no País. Dentro da área da Saúde, o foco está em estratégias que visam ampliar o acesso da população a produtos estratégicos, diminuir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir a dependência produtiva e tecnológica e racionalizar o poder de compra do Estado.
As primeiras PDPs foram as ligadas às vacinas, como a contra a gripe, concretizada pelo grupo Sanofi Pasteur, além da tríplice acelular para gestantes, a vacina contra HPV, a contra hepatite A, entre outras produzidas por laboratórios de outras multinacionais privadas.
A lei de PDPs foi recentemente revisada e a nova regulamentação tenta significativamente melhorar o contexto regulatório, colocando as regras mais alinhadas com a prática, tanto para os eventos positivos, como também aos a ser melhorados e identificados com a experiência que o Brasil hoje detém.
O tema do congresso, “Acesso ao Mercado Público e Privado”, se insere totalmente na estratégia que o governo estabeleceu e que tem se mostrado muito efetiva em estabelecer relações de colaboração e codesenvolvimento entre instituições privadas e públicas em melhorar a aquisição de tecnologia.
O evento reunirá todos os atores que fazem parte desse modelo, incentivando debates de temas críticos e gerando ideias para uma redução da dependência e do déficit da saúde no Brasil dentro de um momento de limitações de recursos.