Depois de uma grande data de vendas ou promoção, muitos varejistas encaram o mês seguinte como um momento de respiro, de “organização da casa”. O que muitos não enxergam é que a felicidade dos colaboradores reflete diretamente nos resultados alcançados pela empresa.
A pesquisa Global Happiness 2020, feita pela Ipsos, mostra que as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e o sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.
A felicidade é o resultado da satisfação emocional e sentimental, aliada ao fato de encontrar o propósito para as ações diárias, desde as mais simples até as mais complexas. Atualmente, as pessoas dão um grande valor ao fato de serem felizes em todos os aspectos da vida e não apenas em momentos isolados. Garantir que essa felicidade seja alcançada faz muita diferença para as empresas.
Na busca por profissionais que possam ser mais completos, ter essas habilidades emocionais é um grande diferencial e aqueles que as possuem são considerados mais promissores, pois são capazes de gerar resultados melhores, mais competitivos e duradouros para os negócios.
Neste ponto, é preciso considerar também que estamos em constante evolução, mas em alguns momentos, como agora, as mudanças são mais aceleradas. Com o isolamento social, os hábitos, os comportamentos e as habilidades precisaram ser adaptados para uma nova realidade e, com isso, diferentes competências passaram a se sobressair.
Na nova rotina, saber como lidar com as emoções e situações adversas passou a ser um diferencial competitivo para as empresas, que precisam focar no desenvolvimento constante. As competências técnicas já não exercem o mesmo protagonismo de antes ou são as mais buscadas e avaliadas ao captar ou desenvolver um profissional. Agora, a capacidade de desenvolver as habilidades emocionais é o que faz um profissional se sobressair.
É importante saber como gerir emoções, tanto as boas quanto as ruins, fazendo com que os sentimentos positivos sejam predominantes. Além disso, é preciso considerar também que pessoas felizes têm problemas, porém o que as diferencia é que podem sair dessas situações mais rapidamente e conseguir evoluir.
Pessoas felizes são mais otimistas e conseguem lidar melhor com os momentos difíceis, extraindo lições dessas situações para que possam se aprimorar ainda mais, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Colaboradores felizes possuem uma bagagem de sentimentos bons que os ajudam a desenvolver suas atividades de maneira positiva, produzindo, assim, resultados duradouros para a companhia em que atuam. Por esse motivo, ser uma pessoa feliz, que enxerga sempre o lado positivo das situações, faz com que se destaque, pois anda no caminho inverso, ou seja, é feliz na sua essência e não apenas quando há motivos concretos.
Fonte: Aline Sueth
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