O verão começa às 6h20 do dia 21 de dezembro de 2024, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período, marcado por temperaturas elevadas e frequentes ondas de calor, exige atenção com a saúde e os cabelos também devem ser lembrados – e cuidados.
O Sol forte, a água do mar e o cloro das piscinas são grandes vilões para os fios, que podem ficar ressecados, fracos e quebradiços se não forem tratados corretamente.
“A exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV) do Sol pode causar uma série de danos ao cabelo, tanto na estrutura externa do cabelo (cutícula) quanto na camada interna (córtex), deixando-os mais fracos, ressecados e suscetíveis à quebra”, explica a dermatologista da Clínica Dr. Otávio Macedo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Paula Rahal.
Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também sofre com o Sol e precisa de proteção adequada. Sem os cuidados específicos, é possível que ocorram queimaduras solares, especialmente em áreas com menos densidade capilar.
A Dra. Paula recomenda o uso de chapéus ou bonés em momentos de exposição direta ao Sol, além de produtos capilares com filtro solar, que devem ser reaplicados a cada três horas para máxima proteção.
Danos do Sol, mar e piscina
Cada situação de verão apresenta diferentes agentes de dano aos cabelos, conforme explica a dermatologista. “Os raios UV do Sol afetam a queratina dos fios, proteína responsável pela estrutura capilar, resultando em pontas duplas, perda de brilho e uma textura mais áspera,” observa a Dra. Paula.
No caso da água do mar, o sal absorve a umidade dos fios, deixando-os ressecados e favorecendo a formação de nós, que aumentam o risco de quebras. Já o cloro da piscina pode danificar as proteínas capilares, desbotando os fios tingidos e deixando-os mais opacos e ásperos.
Para minimizar esses danos, a dermatologista sugere “sempre enxaguar os fios com água doce após o contato com o mar ou piscina; e manter uma rotina de hidratação com produtos específicos”.
Escolher o tipo certo de produto é igualmente fundamental para uma proteção eficaz. A Dra. Paula recomenda sprays e leave-ins com filtro solar pela praticidade e por permitirem reaplicações frequentes, ideais para momentos de exposição intensa.
Para cabelos secos ou cacheados, ela indica cremes e óleos com proteção solar, que oferecem hidratação adicional e ajudam a manter a umidade.
“Também é importante prestar atenção na composição dos produtos. Além da proteção UV, há fórmulas que contêm ingredientes hidratantes e são isentas de sulfatos, parabenos e outros componentes agressivos. Ingredientes nutritivos, como óleo de argan, manteiga de karité e vitamina E também oferecem benefícios adicionais ao cabelo”, descreve a Dra. Paula.
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock