Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Geração prateada está revolucionando o mundo

    Geração prateada está revolucionando o mundo

    Silvia OssoPor Silvia Osso21 de maio de 2021Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    geracao-prateada-esta-revolucionando-o-mundo
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Antes eram idosos. Agora são maduros e, em breve, serão chamados de economia ou geração prateada: homens e mulheres com mais de 60 anos de idade e vida ativa representam um mercado consumidor promissor e demandam soluções específicas para a sua faixa etária e inteligência para os conquistar.

    O ser humano sempre quis viver mais e melhor. Como resultado dos esforços voltados a este fim, a humanidade está envelhecendo muito bem. No Brasil, atualmente, há 30,3 milhões de idosos e estima-se que esse número saltará para 68,1 milhões em 2050, quando será o 6º país com mais idosos no planeta.

    A legislação brasileira considera como idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Esse grupo chamado de geração prateada em referência aos cabelos grisalhos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responde por quase 20% do consumo no País. Por ano, eles movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão, número que deve aumentar nos próximos anos, tendo em vista o envelhecimento da população.

    Esta é uma ótima notícia! Ter mais de sessenta anos de idade não é mais sinal de velhice, mas de maturidade. Pessoas nessa faixa etária são bastante ativas: trabalham, namoram, estudam, fazem academia, têm boa relação com a tecnologia, ajudam a família e impactam o meio ambiente onde vivem.

    Entretanto, atender à geração prateada ainda parece ser um desafio para a maioria das empresas, que devem se antecipar às suas necessidades de atendimento como:

    1. Evitar estereótipos:

    É preciso evitar a construção de estereótipos em relação aos idosos, principalmente aspectos negativos e fragilidades.

    2. Compreender suas necessidades:

    É necessário lembrar que são fiéis às suas marcas e demandam produtos e serviços específicos e personalizados.

    3. Não usar linguagem rebuscada:

    É fundamental utilizar linguagem simples no atendimento. Eles costumam desconfiar de informações complexas.

    4. Entender as limitações:

    É preciso pensar nos produtos e serviços que se adequem às limitações desse grupo, visando garantir experiências únicas.

    5. Saber que estão nas redes sociais:

    Os idosos também estão conectados no universo digital e transitam nas redes sociais da internet em busca de entretenimento e informação.

    A economia prateada, além de gerar milhares de milhões de benefícios, contribuirá significativamente para oportunidades como:

    Silverização dos setores: aflorarão novos produtos e serviços no mercado adaptados às necessidades dos idosos. Para tal, será importante se apoiar na gerontotecnologia, área da tecnologia que estuda o envelhecimento humano.

    Impulso às novas profissões: o envelhecimento da população trará a criação de postos de trabalho.
    Investimento em planos estratégicos: o auge da economia sênior animará investimentos em soluções que melhorem o atendimento na saúde e a independência dos idosos.

    Como vimos ao longo deste artigo, a geração prateada vem ganhando protagonismo na economia do País. Isso significa que há oportunidades valiosas de negócio a serem exploradas. Sua empresa precisa aproveitar isso.

    Fonte: Guia da Farmacia
    Foto: Shutterstock

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Silvia Osso

    Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Tema da NRF 2026 destacará o futuro dos modelos de negócio no varejo

    18 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.