Antes eram idosos. Agora são maduros e, em breve, serão chamados de economia ou geração prateada: homens e mulheres com mais de 60 anos de idade e vida ativa representam um mercado consumidor promissor e demandam soluções específicas para a sua faixa etária e inteligência para os conquistar.
O ser humano sempre quis viver mais e melhor. Como resultado dos esforços voltados a este fim, a humanidade está envelhecendo muito bem. No Brasil, atualmente, há 30,3 milhões de idosos e estima-se que esse número saltará para 68,1 milhões em 2050, quando será o 6º país com mais idosos no planeta.
A legislação brasileira considera como idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Esse grupo chamado de geração prateada em referência aos cabelos grisalhos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responde por quase 20% do consumo no País. Por ano, eles movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão, número que deve aumentar nos próximos anos, tendo em vista o envelhecimento da população.
Esta é uma ótima notícia! Ter mais de sessenta anos de idade não é mais sinal de velhice, mas de maturidade. Pessoas nessa faixa etária são bastante ativas: trabalham, namoram, estudam, fazem academia, têm boa relação com a tecnologia, ajudam a família e impactam o meio ambiente onde vivem.
Entretanto, atender à geração prateada ainda parece ser um desafio para a maioria das empresas, que devem se antecipar às suas necessidades de atendimento como:
1. Evitar estereótipos:
É preciso evitar a construção de estereótipos em relação aos idosos, principalmente aspectos negativos e fragilidades.
2. Compreender suas necessidades:
É necessário lembrar que são fiéis às suas marcas e demandam produtos e serviços específicos e personalizados.
3. Não usar linguagem rebuscada:
É fundamental utilizar linguagem simples no atendimento. Eles costumam desconfiar de informações complexas.
4. Entender as limitações:
É preciso pensar nos produtos e serviços que se adequem às limitações desse grupo, visando garantir experiências únicas.
5. Saber que estão nas redes sociais:
Os idosos também estão conectados no universo digital e transitam nas redes sociais da internet em busca de entretenimento e informação.
A economia prateada, além de gerar milhares de milhões de benefícios, contribuirá significativamente para oportunidades como:
Silverização dos setores: aflorarão novos produtos e serviços no mercado adaptados às necessidades dos idosos. Para tal, será importante se apoiar na gerontotecnologia, área da tecnologia que estuda o envelhecimento humano.
Impulso às novas profissões: o envelhecimento da população trará a criação de postos de trabalho.
Investimento em planos estratégicos: o auge da economia sênior animará investimentos em soluções que melhorem o atendimento na saúde e a independência dos idosos.
Como vimos ao longo deste artigo, a geração prateada vem ganhando protagonismo na economia do País. Isso significa que há oportunidades valiosas de negócio a serem exploradas. Sua empresa precisa aproveitar isso.
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock