Ainda que pareça básico, gerenciamento pode ser intuitivo e informal para muitos varejistas
Gestão empresarial é a gerência de uma empresa e engloba todas as tarefas, desde o planejamento; gestão de pessoas; de projetos; de conhecimento; sustentabilidade; valores; políticas da empresa; gestão financeira; até inovação tecnológica. Gerir é fundamental para todo negócio, inclusive para a farmácia.
O que parece muito óbvio, nem sempre o é, pois muitos empresários pecam nesse ponto por comandarem sua empresa de maneira informal e intuitiva.
Quando a empresa tem uma estrutura familiar, com poucos funcionários e pequenas somas de dinheiro em circulação, as coisas até conseguem caminhar de maneira mais intuitiva e simples. Porém, se essa empresa começa a crescer e almeja o sucesso, isto é, quer crescer e lucrar mais, a gestão deve ser conduzida de forma responsável, observando-se cada detalhe. É nesse sentido que empreendedores precisam sair da gestão informal e fazer a transição para se destacar no mercado.
Se sua empresa está nesse momento de crescimento, é importante considerar alguns passos iniciais:
1- Conheça o seu negócio: para saber como agir, é preciso se situar, inclusive para traçar as estratégias. Isso deve ser feito por meio de um diagnóstico da sua empresa; do campo de atuação; dos custos; do mercado; de quem é o público; entre outros.
Defina, ainda, em que sua farmácia é forte e competitiva e que outros pontos fortes tem; veja também onde há pontos fracos a melhorar. Pode ser que, nesse momento, seja necessário investir no apoio de uma consultoria especializada.
2- Planejamento financeiro: não é tarefa que exige alto investimento na empresa. Existem no mercado sistemas e softwares criados para ajudar o empreendedor a ter uma visão ampla e precisa do negócio. Dessa forma, é possível visualizar cada despesa de maneira detalhada, além da receita total e os lucros líquidos. Gerir as finanças informalmente não é aceitável depois de ferramentas atuais de gestão simples e com alto benefício.
O controle do fluxo de caixa, ou seja, de todo o dinheiro, é fundamental para garantir que a gestão empresarial seja executada. Sem planejamento financeiro e controle de ganhos e despesas, o negócio não pode ser lucrativo.
3- Preste atenção no mercado: não se esqueça do básico: o que os clientes realmente querem. Isso permite que possa projetar o seu futuro; as questões de estoque; sazonalidade; quanto os clientes pagariam por aquilo que sua farmácia vende; entre outros pontos.
Com dados concretos, é possível direcionar recursos, otimizar custos, preços, planejar estratégias de RH, marketing e ter ideias de conquista de mercado.
Como se pode ver, a gestão empresarial não é um mistério ou algo complicado. Ela deve fazer parte da rotina da empresa, focando em otimizar processos para gerar lucros. Além de representar os primeiros passos para o sucesso, é o caminho para ele! Portanto, invista na otimização do trabalho interno para chegar ao topo.
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