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GUM®: oportunidade em benefícios adicionais

O Brasil é o País com o maior número de dentistas no mundo e com um mercado de oral care estimado em mais de US$ 2 bilhões. Linhas com benefícios adicionais estão em alta e garantem bons resultados

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado.

Luiz-Augusto-Tavares---Presidente-da-Sunstar-Brasil---GUMA marca atua em quatro categorias: limpeza interdental e nas linhas ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do País. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.

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O presidente da Sunstar Brasil, empresa que detém a marca GUM®, Luiz Augusto Tavares, concedeu uma entrevista ao Guia da Farmácia e revelou que as farmácias são um canal que muitas vezes está à frente nas categorias de personal care, com produtos inovadores, o que faz com que haja desenvolvimento da categoria e aumento do tíquete médio.

Guia da Farmácia • A GUM® está no Brasil desde 2014. Por que a empresa decidiu vir para o País e como aconteceu este processo?

Luiz Augusto Tavares • O Brasil é um País gigante, com mais de 200 milhões de habitantes, com uma grande oportunidade de negócio. O hábito de cuidar dos dentes é bastante desenvolvido. Para se ter uma ideia, é o País com o maior número de dentistas no mundo e com um mercado de oral care estimado em mais de US$ 2 bilhões. No entanto, apesar de ser um segmento bastante desenvolvido, existe uma grande oportunidade de crescimento. Quando olhamos para os hábitos de higiene bucal do brasileiro, sabemos que o de escovar os dentes é bastante disseminado, porém outros hábitos tão importantes quanto ainda não estão tão presentes no dia a dia das pessoas, como é o caso da limpeza interdental. Isso casou muito com a proposta da GUM® de trazer uma visão mais holística para o cuidado com a saúde bucal. A marca possui linhas diferenciadas em seu portfólio, como é o caso das alternativas ao fio dental, como os flossers (fio dental com haste) e os soft picks (palito dental flexível com ponta de borracha), que trazem mais benefícios ao consumidor, praticidade para a limpeza interdental e novidade para o mercado.

Guia • Além do Brasil, a companhia possui operação direta no México, Argentina e Colômbia. Qual a importância da América Latina e o papel do Brasil dentro desta região?

Tavares • A América Latina ainda apresenta espaço para desenvolvimento de hábitos de higiene bucal, como mencionei. Por isso existe uma grande oportunidade de crescimento, principalmente para as categorias inovadoras, como é o caso da categoria de limpeza interdental. Em 2017, a GUM® foi responsável por 11% do crescimento do faturamento da Sunstar na América Latina. Para este ano, a marca projeta um crescimento ainda maior na região, mantendo a trajetória de expansão contínua observada nos últimos anos.

Guia • A história da empresa é feita de diferentes inovações na área de higiene bucal. Como é o processo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da GUM®?

Tavares • A marca possui um centro de P&D, localizado em Chicago, Estados Unidos, no qual trabalha com líderes clínicos, acadêmicos e científicos para a realização de diversos estudos para projetar, fabricar e distribuir produtos inovadores de alta qualidade para cuidar da saúde oral e que sejam clínica e cientificamente relevantes para o consumidor.

Guia • A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental e nas linhas ortodôntica, adulta e infantil. Qual a fatia de negócios de cada uma delas e seus  principais diferenciais?

Tavares • Todas as categorias em que atuamos possuem um papel importante em oferecer uma solução completa para o cuidado com a saúde bucal, atendendo diferentes necessidades. A categoria de limpeza interdental traz alternativas ao fio dental, oferecendo muito mais praticidade ao consumidor. Já a categoria ortodôntica oferece uma solução completa para as pessoas que usam aparelho, desde fios dentais específicos até cera ortodôntica, a única do mercado com propriedade cicatrizante. A linha infantil traz produtos inovadores, com uma ótima equação de valor, e é aliada dos pais no ensino do hábito correto de higiene bucal das crianças. Dentro do portfólio temos as escovas Light, que piscam por 60 segundos, tempo ideal de escovação. Além de serem educativas, elas são apresentadas em diferentes versões, explorando personagens como: Procurando Dory, a princesa Elena de Avalor e a Guarda do Leão, spin-off do Rei Leão. A categoria adulta traz produtos diferenciados e vem com grandes novidades para este ano.

Guia •  Na linha infantil, a GUM® sempre busca licenciamentos para o desenvolvimento de produtos com personagens infantis. Como os desenhos influenciam a compra dos itens?

Tavares • Produtos licenciados ajudam a incentivar as crianças a manter os hábitos de higiene bucal de forma divertida e didática, contribuindo para a missão da GUM® de melhorar os cuidados com a saúde bucal e saúde holística como um todo. Além disso, o fato de ter personagens licenciados ajuda a trazer mais relevância para inovações para o público infantil. Hoje, no portfólio, temos a licença dos personagens Procurando Dory, da princesa Elena de Avalor e a Guarda do Leão.

Guia • Como os produtos de oral care devem ser trabalhados no canal farma?

Tavares • A farmácia é um canal que muitas vezes está à frente nas categorias de personal care, com produtos inovadores. Esses produtos, em primeiro lugar, atendem aos consumidores que buscam por novidades. Além disso, atendem também ao varejista, pois são produtos que desenvolvem a categoria e ajudam a aumentar o tíquete médio do canal. No entanto, para garantir que ambas as necessidades sejam atendidas, é importante analisar as propostas e a qualidade dos produtos ofertados. Linhas de produtos mais inovadores, como os flossers (fio dental com haste), os soft picks (palito dental flexível com hastes de borracha) e as escovas infantis que piscam, são excelentes nesse sentido, pois trazem novidades, oferecem benefícios adicionais ao consumidor e alavancam vendas para os varejistas.

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Edição 316 - 2019-03-15 Você conhece o seu cliente?

Essa matéria faz parte da Edição 316 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

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