A gengivite tem se tornado uma preocupação crescente entre consumidores e dentistas. Essa inflamação na gengiva está relacionada à higiene oral inadequada e, se não for tratada, pode evoluir para a periodontite, que leva à perda óssea e dos dentes.
Alguns dados mostram a relevância do tema. No Brasil, 96,5% dos adultos apresentam algum grau de inflamação gengival1. Pesquisa do Ministério da Saúde2 (MS) revela que 41,53% das pessoas entre 35 e 44 anos de idade têm sangramento gengival. Além disso, problemas nas gengivas, como sangramento, tártaro e placa estão entre as principais preocupações do consumidor3.
Manter uma rotina diária de higiene combinando escovação, uso do fio dental e enxaguante é essencial. Mas a escolha do enxaguante deve ser feita com orientação profissional, pois os produtos oferecem benefícios diferentes.
Cada vez mais, dentistas têm recomendado enxaguantes com ação terapêutica específica, o que tem impulsionado esse mercado globalmente4. O Brasil, líder no ranking mundial de profissionais, com 426 mil dentistas5, se destaca nesse cenário. Hoje, 80% das prescrições de enxaguantes no País são focadas em gengivite6.
Solução inovadora
Atenta a isso, LISTERINE®, marca líder em enxaguantes bucais que oferece ampla linha para cuidados essenciais e prevenção, traz inovação para a categoria com o lançamento de LISTERINE® Profissional Gengiva Expert.
Desenvolvido para o controle da gengivite bacteriana, o novo enxaguante elimina germes, reduz o sangramento e a vermelhidão na primeira semana de uso.
Com sabor menta, seu diferencial está na fórmula livre de clorexidina, que causa efeitos adversos quando usado de forma contínua, e na alta concentração de zinco, que atua no controle de fatores que agravam a gengivite. Assim, o produto pode ser usado diariamente com segurança e eficácia.
Oportunidades para a farmácia
A entrada de LISTERINE® em enxaguantes terapêuticos promete acelerar este segmento, que já representa 16% do mercado total (em valor) e gera oportunidades para o varejo farmacêutico desenvolver a categoria e aumentar a rentabilidade.
Os enxaguantes terapêuticos oferecem tíquete três vezes mais alto na comparação com pastas e escovas, e preço 60% superior em relação à linha regular de enxaguantes. E por ser um segmento em desenvolvimento, ainda há espaço para crescer em termos de penetração de mercado.
Com essa proposta inovadora, o novo LISTERINE® Profissional Gengiva Expert oferece gengivas quatro vezes mais saudáveis e potencial de bons negócios para as farmácias.
*Produto sem ação terapêutica. **Vs somente escovação, reduzindo a carga bacteriana ao promover uma higiene mais eficaz.
Referências
1. Occurrence and predictors of gingivitis and supragingival calculus in a population of Brazilian adults. Brazilian Oral Research, 33, e 036. Disponível em: doi.org/10.1590/1807-3107bor-2019.vol33.0036. Acesso em: 16/04/2025.
2. Pesquisa SB Brasil 2023: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, Ministério da Saúde. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sb_brasil_2023_relatorio_fi nal.pdf. Acesso em: 16/04/2025.
3. Kantar Usage Care Panel. MAT Set/23.
4. Mordor Intelligence. Disponível em: www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/global-mouthwash-market. Acesso em: 16/04/2025.
5. Censo da Odontologia no Brasil – CFO/Abimo. Disponível em: website.cfo.org.br/cfo-e-abimo-apresentam-dados-atualizados-sobre-o-censo da-odontologia-no-brasil/. Acesso em: 16/04/2025.
6. Pesquisa realizada pelo instituto Provokers a pedido de Listerine com mais de 150 dentistas em 2021.
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock