Kley Hertz completa 75 anos com foco nos MIPs

Farmacêutica encontra-se hoje entre as 10 maiores corporações farmacêuticas de Medicamentos Isentos de Prescrição e presente em mais de 72 mil farmácias em todo o Brasil

Ao completar mais de sete décadas de história no País, a Kley Hertz, farmacêutica localizada em Porto Alegre (RS), se consagra no ranking entre as 10 maiores indústrias nacionais em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs).

Para celebrar essa conquista, o Guia da Farmácia realizou uma entrevista exclusiva com o diretor-presidente da empresa, Arthur Hertz, que mostrou como a companhia vem crescendo de forma consistente nos últimos 10 anos e como estão investindo no fortalecimento da marca no mercado.

Detentora de grandes marcas no setor, como Resfenol e Helioderm, a Kley Hertz detém mais de 50 marcas no setor de MIPs e registrou resultados expressivos, inclusive durante os picos da pandemia.

“Especificamente com a categoria de gripes, que é uma das nossas mais representativas, mesmo com a perspectiva de queda do mercado, investimos na campanha de Resfenol e foi um sucesso. Fomos a marca que mais cresceu no ano de 2021”, constatou Hertz.

Acompanhe, a seguir, os principais momentos deste bate-papo.

Guia da Farmácia • Há quantos anos a Kley Hertz está no mercado nacional? Quais as principais forças que a empresa acumulou neste período?

Arthur Hertz • Fundada no ano de 1947 pelo empresário alemão Gerhard Hertz, a Kley Hertz encontra-se hoje entre as 10 maiores corporações farmacêuticas de MIPs¹. Ao longo dos nossos 75 anos, a qualidade de nossos produtos é algo indiscutível e, sem dúvidas, é uma das nossas maiores forças.

Guia • Onde está localizado o parque fabril da empresa no País? São quantos colaboradores e qual a capacidade produtiva?

Hertz • O parque fabril está localizado em Porto Alegre (RS). Temos, atualmente, mais de 1.000 colaboradores e nossa capacidade produtiva é de 110 milhões de unidades por ano.

Guia • Ainda em relação ao parque fabril, em 2019, a empresa iniciou um amplo projeto de expansão? Ele foi concluído?

Hertz • Foi concluída e inaugurada no ano de 2020 a nova área, que conta com 4.000 m². Este projeto teve como objetivo preparar a indústria para o futuro, trazendo novas tecnologias para potencializar o lançamento de novos produtos e o aumento da capacidade produtiva da indústria, além da expansão da área de Utilidades, estando preparada para o crescimento da empresa.

Guia • Hoje, quais os carros-chefes da empresa?

Hertz • A Kley Hertz tem em seu portfólio marcas fortes em todas as categorias em que atua. Resfenol, medicamento referência e terceira marca mais vendida² neste ano em seu mercado, está entre os carros-chefes da empresa e entre os principais produtos para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados da categoria.

Temos outras marcas entre as líderes nas suas categorias, como Hepatilon, auxiliar digestivo número um do mercado; Proctosan, auxiliar no tratamento de hemorroidas; Ritmoneuran RTM, fitoterápico indicado para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade.

Ainda é importante dar destaque à nossa marca de proteção solar Helioderm, um dermocosmético que entrega excelente custo-benefício e que foi testado junto aos consumidores, resultando em um alto índice de aprovação do usuário. Com performance acima das líderes de mercado, Helioderm já é a terceira marca mais vendida do mercado de proteção solar massiva³, segundo dados da IQVIA.

Guia • Como está a Kley Hertz no ranking de MIPs? São quantas marcas neste segmento?

Hertz • Somos a nona corporação no ranking de MIPs em faturamento CPP (valor das farmácias ao consumidor final), de acordo com os dados da IQVIA de dezembro/21. De 2019 para cá, crescemos dois dígitos no indicador e subimos no ranking.

Temos um portfólio completo em MIPs, com mais de cinquenta marcas na categoria. Trabalhamos com produtos para gripes e resfriados; má digestão; laxativos; sistema circulatório; oftalmológicos; dermatológicos; saúde bucal; ansiedade e insônia; entre outros.

Guia • Quais foram os principais impactos da empresa diante da Covid-19? Como a Kley Hertz se adaptou às novas demandas do mercado?

Hertz • Como nosso portfólio de categorias é diverso, algumas foram impactadas negativamente enquanto outras foram beneficiadas, como as categorias de ansiolíticos, vitaminas e todos os produtos ligados à prevenção e aos cuidados com a saúde. Estes tiveram uma alta significativa, que foi muito bem aproveitada pela empresa, pois crescemos acima do mercado no período.

Especificamente com a categoria de gripes, que é uma das nossas mais representativas, mesmo com a perspectiva de queda do mercado, investimos na campanha de Resfenol e foi um sucesso. Fomos a marca que mais cresceu no ano de 2021. Passamos da quinta posição do mercado para a terceira colocação (2021 x 2019)4.

Guia • Para a empresa, quais os principais legados deixados pela pandemia?

Hertz • Acredito que o último ano fortaleceu a nossa premissa de que devemos olhar para o nosso consumidor, entendendo seus desejos e anseios nos diferentes momentos que passamos.

A pandemia reforça como vivemos em tempos incertos e que devemos prestar atenção às mudanças, que ocorrem de forma cada vez mais rápida, para conquistarmos um consumidor ainda mais digital e exigente.

Por isso, impulsionamos nossa área de marketing, focando em pesquisas com o consumidor, comunicação impactante para atingir o nosso cliente, além do olhar para a inovação, lançamentos de produtos de qualidade e proximidade com o varejo farmacêutico.

Colocar o consumidor no centro das nossas ações nos permite compreender suas necessidades e entregar soluções cada vez mais assertivas, aprimorando ainda mais os nossos produtos.

Guia • Recentemente, a Kley Hertz apostou na atriz Juliana Paes como estrela da campanha de Resfenol. Quais as expectativas com essa campanha e resultados obtidos até o momento?

Hertz • A campanha teve como objetivo principal consolidar Resfenol como a marca mais eficaz no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. O filme foi adaptado para o momento atual, retratando uma rotina muito comum na pandemia, que é o trabalho em casa.

A marca também lançou, com a campanha, o seu próprio canal das redes sociais – @resfenoloficial – com conteúdo de apoio sobre saúde e prevenção. Juliana Paes foi escolhida para ser a embaixadora da campanha por ser uma mulher real, que precisa administrar a vida profissional e pessoal, além de ser muito próxima de seu público, especialmente nas redes sociais.

A campanha contou com mais de 105 milhões de visualizações (+ 37% acima do planejado) e teve mais de 130 mil engajamentos com as publicações.

Guia • Hoje, a Kley Hertz está presente em quantas farmácias pelo País? Como é a parceria da empresa com o varejo farmacêutico?

Hertz • Estamos presentes em mais de 72 mil farmácias em todo o Brasil. Acreditamos que a proximidade com nossos clientes faz muita diferença e, por isso, temos a segunda maior força de vendas para farmácias independentes, com mais de 350 representantes comerciais exclusivos espalhados por todo o País. Além disso, contamos com uma equipe dedicada às grandes redes do mercado.

Guia • Na sua visão, de que forma as farmácias podem fornecer uma boa prestação de serviços na categoria de MIPs, tanto em exposição, quanto em atendimento?

Hertz • O varejo farmacêutico caminha a passos largos para uma atuação mais voltada para a conveniência, já muito explorada no exterior. Assim, acredito que a prestação de serviço no modelo de autoatendimento, em que se encontram os MIPs, precisa entregar praticidade e informação fácil para o consumidor.

O shopper entra na loja normalmente com uma necessidade específica, portanto, expor os produtos nas categorias corretas de uso e ter profissionais com conhecimento sobre os itens oferecidos no ponto de venda (PDV) são fundamentais para que o consumidor saia satisfeito do local.

Além disso, é importante investir em um bom mix, ampliando a cesta de produtos do shopper e garantindo que ele encontrará tudo o que procura.

Guia • Como a pandemia mudou a relação dos brasileiros com os MIPs? O movimento de autocuidado foi potencializado?

Hertz • Algumas mudanças de consumo vieram para ficar. A conscientização dos consumidores sobre a prevenção levou a categoria de vitaminas a um novo patamar, que estabilizou com régua alta.

Muitas das farmácias já se atentaram ao movimento e modificaram seus layouts e mix em gôndola. Cada vez mais, as farmácias serão espaço de apoio à saúde, ao bem-estar e à prevenção dos consumidores.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Kley Hertz

Mercado Aquecido

Edição 353 - 2022-04-19 Mercado Aquecido

Essa matéria faz parte da Edição 353 da Revista Guia da Farmácia.