Localização: muito além do ponto de venda

O termo transcende à dimensão física e incorpora outros aspectos e dimensões, como: alinhamento, relevância e foco do cliente

Muitos varejistas, quando questionados sobre os principais fatores que poderiam explicar o sucesso de suas lojas, tradicionalmente indicavam a localização espacial do ponto de venda (PDV) como fator principal e este, certamente, é um elemento essencial para o sucesso do varejo farmacêutico. Todavia, aqueles que acompanharam, na década de 1990, o surgimento da internet e o desenvolvimento inicial do comércio eletrônico devem se lembrar das muitas previsões que sugeriam o desaparecimento das lojas físicas e, por conseguinte, a diminuição da relevância do fator localização física.

Mais de uma década se passou e as lojas físicas continuam existindo, apesar do acelerado desenvolvimento do comércio eletrônico, do incrível aumento da utilização de tecnologia móvel e das redes sociais e do acesso sem precedentes à tecnologia e a informações. É bem verdade que alguns negócios e empresas foram transformados, como, por exemplo: lojas de música, livrarias, locadoras, e o que seria uma abordagem dicotômica, ou lojas físicas ou lojas virtuais, deu lugar a uma abordagem multicanal, atualmente, denominada omnicanal com importantes sinergias e transformações para atender, de forma integrada e transparente, os clientes independentemente de canal ou ponto de contato/interação.

Este fenômeno de integração e omnicanalidade começa a ganhar novas conotações com o recente anúncio da inauguração da primeira loja física de livros da Amazon, a Amazon Books em Seattle, bem como a disseminação de operações de clica e retira (click and collect) de diversos varejistas físicos e digitais. Vale lembrar que a RDC 44/09 regulamenta a venda por internet, exigindo que o estabelecimento que venda medicamentos (farmácias e drogarias) tenha obrigatoriamente loja física.

No contexto atual, qual seria a importância da localização?

1. Localização estratégica: adequar a proposta da empresa ao público-alvo definido, buscando atendê-lo de forma diferenciada e relevante, em relação aos concorrentes;

2. Localização da oferta e serviços: definir o sortimento, apresentação, níveis de preço, disponibilidade, atendimento e serviços complementares a ser oferecidos;

3. Localização do atendimento e do fator humano: oferecer aos consumidores atendimento personalizado e qualificado por meio de funcionários motivados e dispostos a servir e que compreendam a dinâmica dos clientes de cada unidade, seja ela física ou não;

4. Localização da comunicação: alinhar conteúdo e meios, reforçando a imagem institucional e promocional da empresa junto ao público que se quer atingir;

5. Localização do PDV: escolher o local adequado, em lugar, tamanho e layout para a instalação do PDV, bem como a oferta de outros canais de venda ou atendimento.

Saúde na América Latina

Edição 277 - 2015-12-01 Saúde na América Latina

Essa matéria faz parte da Edição 277 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Coordenador dos cursos MBA Executivo em Gestão de Saúde e Certificate in Healthcare Management do Insper

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