Medicamentos de uso tópico para dores musculares

Enxaqueca, dor abdominal e dor muscular são alguns dos desconfortos que fazem parte da vida de boa parte da população. Entenda as causas, formas de prevenção e o tratamento para cada uma delas

Pomadas1: são indicadas para aplicação diretamente na pele, nos casos de reumatismo, nevralgias – dor intensa na região da lesão, envolvendo nervos –, torcicolos, contusões e dores musculares. O produto gera analgesia – redução da dor – e hiperemia, aumento da quantidade de sangue na superfície do local afetado da pele.

Aerossóis1: são indicados para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismo, nevralgias, fadiga muscular, rigidez muscular, distensões musculares, tendinites, dores lombares e torções. Têm ação analgésica e anti-inflamatória, promovendo uma leve anestesia local, causando uma melhora na circulação do sangue no local lesionado.

Adesivos flexíveis em gel2: disponíveis em diversos tamanhos, com embalagem “abre-fecha” e fácil remoção. Os tamanhos “extragrande” e “grande”, por exemplo, são indicados para as costas e grandes áreas; já o tamanho pequeno é ideal para braços, pescoço e pequenas áreas.

Sprays2: proporcionam uma pulverização contínua em qualquer ângulo, até de cabeça para baixo. A aplicação pode ser feita direto na pele com secagem rápida e flexibilidade de aplicação.

Géis roll-on2: fácil aplicação com secagem rápida. Pode-se aplicar uma vez na região, sem necessidade de sujar as mãos.

Bandagens elásticas2: indicadas para articulações, como joelhos, cotovelos e tornozelos, possuem material que não contém cola e não limitam os movimentos.

Bolsas térmicas3: auxiliam na diminuição da dor e da inflamação (frio) e para aumentar o relaxamento muscular e vascularização do local (calor). São importantes no controle da dor e disfunção muscular, associadas a outros tratamentos.

Fontes: 1. Gelol; 2. Dorflex (Sanofi); e 3. Anestesiologista e especialista no tratamento da dor do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Dr. Francisco Obata Cordon

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
Inovação é chave do sucesso

Edição 304 - 2018-03-01 Inovação é chave do sucesso

Essa matéria faz parte da Edição 304 da Revista Guia da Farmácia.