Pomadas1: são indicadas para aplicação diretamente na pele, nos casos de reumatismo, nevralgias – dor intensa na região da lesão, envolvendo nervos –, torcicolos, contusões e dores musculares. O produto gera analgesia – redução da dor – e hiperemia, aumento da quantidade de sangue na superfície do local afetado da pele.
Aerossóis1: são indicados para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismo, nevralgias, fadiga muscular, rigidez muscular, distensões musculares, tendinites, dores lombares e torções. Têm ação analgésica e anti-inflamatória, promovendo uma leve anestesia local, causando uma melhora na circulação do sangue no local lesionado.
Adesivos flexíveis em gel2: disponíveis em diversos tamanhos, com embalagem “abre-fecha” e fácil remoção. Os tamanhos “extragrande” e “grande”, por exemplo, são indicados para as costas e grandes áreas; já o tamanho pequeno é ideal para braços, pescoço e pequenas áreas.
Sprays2: proporcionam uma pulverização contínua em qualquer ângulo, até de cabeça para baixo. A aplicação pode ser feita direto na pele com secagem rápida e flexibilidade de aplicação.
Géis roll-on2: fácil aplicação com secagem rápida. Pode-se aplicar uma vez na região, sem necessidade de sujar as mãos.
Bandagens elásticas2: indicadas para articulações, como joelhos, cotovelos e tornozelos, possuem material que não contém cola e não limitam os movimentos.
Bolsas térmicas3: auxiliam na diminuição da dor e da inflamação (frio) e para aumentar o relaxamento muscular e vascularização do local (calor). São importantes no controle da dor e disfunção muscular, associadas a outros tratamentos.
Fontes: 1. Gelol; 2. Dorflex (Sanofi); e 3. Anestesiologista e especialista no tratamento da dor do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Dr. Francisco Obata Cordon