Mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Coriza, mal-estar e febre são só alguns dos sintomas presentes nas infecções virais mais comuns nos meses frios do ano. Hábitos simples ajudam a evitar a transmissão das doenças

Confira os mitos e verdades sobre a vacina da gripe:

A vacina causa gripe.

MITO A imunização é confeccionada com o vírus inativado, ou seja, morto. As pessoas que ficam gripadas após tomar a vacina, provavelmente adquiriram outra doença respiratória ou já tinham o vírus da gripe e a vacina não teve tempo de fazer seu efeito.

A vacina faz mal a gestantes.

MITO Como o vírus é inativo, a vacina não faz mal à mãe ou ao bebê. Pelo contrário, ela protege a gestante e o filho de possíveis infecções.

Vacina da gripe também imuniza contra resfriado.

MITO Como o vírus do resfriado é diferente do vírus da gripe, não há a proteção contra ambos.

É preciso tomar a vacina todos os anos.

VERDADE A cada ano, há diferentes tipos da gripe que podem não ser causadas pelos mesmos tipos de vírus circulantes nos anos anteriores. Além disso, ainda que os vírus sejam os mesmos, a imunidade da vacina se mantém por um período estimado de 12 meses, o que torna a vacinação anual ideal. Os meses antes do inverno são os mais indicados.

Todos devem tomar a vacina.

VERDADE Todas as pessoas são indicadas para tomar a vacina da gripe. Porém, há alguns grupos de risco, como os idosos, as crianças, as gestantes, os profissionais de saúde, e outros grupos que convivam com muita aglomeração de pessoas.

A vacina do posto de saúde é diferente da aplicada em clínicas particulares.

VERDADE Muitas clínicas particulares aplicam a vacina tetravalente (quatro cepas diferentes de vírus) e, nos postos, a vacina é trivalente (três cepas de vírus diferentes).

A chegada da temporada de outono-inverno pode vir acompanhada de lenços de papel, medicamentos e muito mal-estar. É a presença da gripe ou do resfriado, que se torna comum a uma grande parcela da população nesse período do ano.

Foto: Shutterstock

Doenças de inverno

Edição 305 - 2018-04-01 Doenças de inverno

Essa matéria faz parte da Edição 305 da Revista Guia da Farmácia.