Mix de verão

Chegou a hora de preparar a loja para a nova temporada. Consumo de itens específicos tende a aumentar e o estoque deve estar abastecido

Nas estações mais quentes do ano, os hábitos da população mudam e, consequentemente, o comportamento de consumo também. A alta exposição ao sol, à água de piscina e mar, ao vento e à areia, faz com que as pessoas busquem por itens de proteção, hidratação e tratamento. Dispor de um mix completo, seguro e eficaz pode ser a alternativa para garantir vendas lucrativas no período.

Farmácias e drogarias devem pensar em cada categoria individualmente, bem como nos correlatos da ocasião de consumo, responsáveis por alavancar as vendas. 

Mudanças na loja se fazem necessárias. Lançamentos que estão vinculados à chegada da nova estação devem ir para a frente da loja, o que é um chamariz para que o consumidor perceba que há novidades. 

É preciso definir quais são os produtos que têm mais apelo e relevância para o público-alvo. Fotoprotetores, hidratantes corporais, géis pós-sol, bronzeadores, cremes para tratamento dos cabelos, tinturas e coloração, repelentes, esmaltes e absorventes internos são algumas das categorias imprescindíveis, já que o verão inspira cuidados com a pele e com os cabelos.

De acordo com a Divisão de Cosmética Ativa da L’Oréal, os produtos de cuidados básicos do rosto, como sabonetes para limpeza, tônicos e demaquilantes, além dos fotoprotetores, são os mais procurados pelas consumidoras brasileiras. Elas estão cada vez mais abertas a experimentar novos produtos e demandam por essas novidades. No entanto, nestes meses que antecedem o verão, percebe-se um crescimento na procura por cremes que ajudam a combater a gordura localizada e a celulite.

Os fotoprotetores merecem destaque no ponto de venda (PDV). Nessa estação, a incidência de raios ultravioleta (UV) atinge um alto grau e por isso é preciso redobrar os cuidados. Vale lembrar que a radiação UV é a principal responsável por diversos danos na pele, como: câncer, fotoenvelhecimento (rugas e manchas), e agrava diversas patologias. Além disso, tratamentos para o corpo também ganham exposição diferenciada.

É fundamental realizar uma boa previsão de vendas baseada em dados dos anos anteriores e expectativas de retorno. Esses dados determinam o abastecimento do PDV. Outro ponto a se ressaltar é a arrumação e disposição dos produtos nas prateleiras, eles devem ser colocados de forma visível, organizados por marca e categoria.

A exposição em gôndolas que ficam no caminho para o balcão de medicamentos, que são os corredores de alto fluxo, é garantia de bons resultados. No caso dos protetores solares, como são as grandes “estrelas” do verão, a exposição em pontas de gôndola também é muito interessante.

A gerente de shopper & gerenciamento por categoria da Johnson & Johnson, Patrícia Gimenes, considera importante todo o preparo do PDV para se conectar com a estação, não só no que diz respeito à praia, mas a tudo o que é feito ao ar livre. “As mulheres desejam muito uma pele bonita com bronzeado uniforme o ano todo, por isso, não usam os protetores e hidratantes somente no verão, mas antes, durante e depois. A pele é trabalhada em todas as estações, para não se perder tempo.”

A definição do mix, durante esta sazonalidade, depende muito da região em que a loja está e para qual região o shopper vai no verão. “Se vai, por exemplo, para um local onde haja mosquitos e pernilongos, o cliente não deixará de comprar repelente. Se vai ficar muito tempo exposto ao sol, com certeza, poderá comprar um creme pós-sol.” 

A executiva comenta sobre uma categoria que passou a ganhar cada vez mais importância: a de absorventes internos. “A mulher não quer deixar de fazer nada que a estação propicia por estar menstruada, ela deseja aproveitar todos os momentos de lazer com segurança, desta forma, o absorvente interno se encaixa muito bem, ou seja, elas compram itens para o dia a dia, para exposição intensa, para uso pessoal e da família toda.”

Ela ressalta que os dermocosméticos fazem parte da rotina de uso diário e envolvem proteção de rosto, pescoço e mãos. Normalmente, os fatores de proteção são mais fortes e os valores mais altos, já que envolvem benefícios agregados. “Os dermocosméticos podem ser o grande movimento do verão, com maior rendimento, melhor custo-benefício e ações conjugadas. Este é o melhor momento para o varejo trabalhar com eles.”

A executiva afirma que os protetores devem ser oferecidos em diversos fatores de proteção, para adultos e kids. “Uma apresentação que tem sido muito procurada é a aerossol (spray). Os consumidores gostam de jogar o produto no corpo todo, em abundância, gostam das novidades, mas existem aqueles que preferem as versões mais tradicionais.” Ela complementa: “Uma nova tendência para este verão são as embalagens tamanho família. Elas caíram no gosto dos brasileiros, trazem economia, sobretudo para quem faz uso de protetor solar, item que deve ser reaplicado várias vezes durante o dia.”

Cabelos bem cuidados

O dano causado aos cabelos no verão é bem maior do que em outras estações. Por esse motivo, os produtos precisam garantir um tratamento de maior intensidade, com proteção e hidratação.

De acordo com informações de Seda, marca da Unilever, os cuidados com os cabelos sempre foram uma preocupação das mulheres. Nos últimos anos, elas se tornaram ainda mais exigentes, escolhendo criteriosamente os produtos que levarão para casa, buscando os mais específicos para cada tipo de fios.

Elas se preocupam demais com o resultado do cabelo, pois é a moldura do rosto. Segundo pesquisas de hábitos e atitudes, realizadas pela L’Oréal, 64% da população brasileira lava o cabelo no mínimo três vezes por semana, entre esta porcentagem, 31% lava no mínimo sete vezes ou mais. O Brasil é o segundo maior mercado de cabelos do mundo, em volume de categoria, perdendo apenas para os Estados Unidos. 

A demanda por produtos que protejam e tratem dos cabelos danificados pelos efeitos nocivos do verão aumenta aproximadamente 20% no período, segundo informações da Procter & Gamble. Dispor de um mix completo, seguro e eficaz pode ser a alternativa para garantir vendas lucrativas.

A Unilever apresenta uma sugestão: trabalhar com ilhas temáticas e pontos extras com produtos de verão e reparação, além disto, orienta os varejistas para que melhor atendam às consumidoras, por meio da exposição de subcategoria à variante. O que, de acordo com a empresa, é garantia de uma experiência de compra mais favorável.

A Procter & Gamble recomenda disponibilizar xampu e condicionador juntos. Mais de 75% das consumidoras têm o hábito de comprar xampus e condicionadores da mesma marca. É recomendado disponibilizar também as máscaras de tratamento, o creme de pentear e o tratamento noturno e as ampolas, que têm bastante procura e aumentam a lucratividade. Há também um pico de venda na categoria de coloração, já que as mulheres querem ficar impecáveis para as festas de fim de ano.

Aumente suas vendas no verão

Veja algumas dicas importantes:

• Faça uma revisão em seus pedidos de compras avaliando as categorias sazonais e os produtos de lançamentos que possam gerar atratividade adicional aos pontos de venda (PDVs);

• Otimize os espaços e, se possível, faça adequações de layout para aumentar a visibilidade das categorias mais atrativas. Mudanças na exposição (mesmo que temporárias) podem atrair a maior percepção, interesse ou lembrança dos consumidores sobre os produtos e categorias que mais interessam ao PDV;

• Explore as amostras, a comunicação (limpa e efetiva) e a experimentação de produtos sempre que possível;

• Invista na reciclagem e no treinamento de sua equipe de vendas e atendimento das lojas, reforçando os diferenciais e as oportunidades para os produtos de maior procura e giro durante o período;

• Lembre-se de que comunicar com efetividade não significa quantidade e poluição, mas, sim, efetividade, clareza e a mensagem certa.

Fonte: especialista em varejo da Enox, Cristiane Osso

Tendências

• Protetores solares: maior Fator de Proteção Solar (FPS), toque seco e antibrilho;

• Repelentes: fragrâncias mais suaves e maior absorção e proteção;

• Esmaltes: cores vivas e brilhantes, maior durabilidade e formulações antialérgicas;

• Máscaras de tratamento capilar: ampolas para a recuperação de danos causados pelo sol com fórmulas com FPS mais elevados;

• Depilatórios e descolorantes: fórmulas com propriedades calmantes à pele e que ao mesmo tempo hidratam.

Abastecimento antecipado

O plano de ação para os PDVs deve ser feito com antecedência. “Todas as lojas precisam estar abastecidas com as tendências e com o que é hábito de consumo daquele estabelecimento”, lembra Patrícia, da Johnson & Johnson. Os varejistas nunca devem achar que nada muda de um ano para o outro. Lançamentos sempre acontecem, além de renovações de linhas e apresentações de novas versões. “Eles precisam testar para ver o que se adapta ao público-alvo. Não precisa existir tudo em todas as lojas, mas nas principais”, comenta.

Ela recomenda que os consumidores sejam lembrados o tempo todo que é verão. Cabe aos empresários cuidar do sortimento, da exposição, dos pontos extras e da comunicação. “Fazendo isso, muita coisa estará resolvida para que os resultados sejam os melhores possíveis.” 

Autor: Lígia Favoretto e Tatiana Ferrador

Mercado ilegal de medicamentos

Edição 275 - 2015-10-01 Mercado ilegal de medicamentos

Essa matéria faz parte da Edição 275 da Revista Guia da Farmácia.

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