Modelo a ser seguido

Todas as farmácias e drogarias devem ter um Manual de Boas Práticas. O documento é exigido pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 44/09

Além da necessidade de se ter o Manual de Boas Práticas, devido à exigência legal, ele pode ser considerado uma ferramenta muito útil. Isso porque auxilia a farmácia a oferecer qualidade nos serviços, minimizar erros, diminuir perdas, otimizar os ganhos, estabelecer uma rotina e ajuda a fazer com que as tarefas sejam cumpridas. 

Efetuar o controle da qualidade de um serviço é uma tarefa muito difícil. Os serviços têm características que os tornam mais complexos. Entretanto, é fundamental que a farmácia controle a qualidade dos seus serviços para garantir a satisfação e a segurança do seu cliente.

Com um Manual de Boas Práticas benfeito, isso é possível. Entretanto, muitos farmacêuticos têm dúvidas sobre como elaborar um bom Manual. 

Como o próprio nome já diz, o Manual de Boas Práticas pretende ser um manual detalhado das atividades da farmácia. Seu principal objetivo é estabelecer o que a empresa faz, relacionando todas as atividades. 

Devido à grande importância do tema e pensando em criar um material que realmente auxiliasse os farmacêuticos a elaborar um bom Manual de Boas Práticas, a Contento Comunicação preparou um programa de capacitação, desenvolvido especialmente para os profissionais que atuam no varejo farmacêutico, contribuindo para a qualificação e atualização destes profissionais. 

No vídeo do Treina PDV Farma sobre Manual de Boas Práticas, são explicados os principais itens que devem estar contidos no Manual. 

Com essa ferramenta, é possível esclarecer diversas dúvidas e entender por onde começar. Foram abordados em detalhes como elaborar a construção-base das páginas, o conteúdo, ressaltando os pontos mais importantes, e ao final, algumas dicas para a elaboração são apresentadas. 

Esse material foi preparado com base tanto na legislação quanto em conversas com profissionais que atuam em vigilâncias sanitárias para entender quais são os principais aspectos de um manual eficiente. Assista ao vídeo e elabore o Manual da sua farmácia.

 botao video

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
Rastreabilidade

Edição 272 - 2015-07-01 Rastreabilidade

Essa matéria faz parte da Edição 272 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni.

Deixe um comentário