Apesar de ser um problema comum entreos bebês (com incidência estimada entre 7% e 35%, com pico entre nove e 12 meses de idade), a dermatite de fraldas, também conhecida como assadura, gera muita preocupação aos pais, por causar um significativo desconforto para a criança1,2,3.
A região da assadura apresenta vermelhidão com pequenas pápulas (bolinhas) e a pele fica irritada e quente. O bebê se mostra irritado ao longo do dia e com dificuldades para dormir à noite. Além disso, pode ocorrer uma leve descamação da pele.
Excesso de umidade causado pelo suor nas áreas cobertas pela fralda, algo típico dos dias mais quentes do ano; infecção por bactérias ou por fungos; dermatite de contato pelo plástico e de substâncias químicas presentes na fralda; e atrito de produtos de tamanho inadequado são algumas das causas para esse quadro.
Além disso, com o verão, período em que a criançada fica mais agitada, curte muitas brincadeiras e também transpira bastante, especialmente nas dobrinhas, o que traz um ponto de atenção: o suor excessivo também pode contribuir com maior desenvolvimento de alergias de pele. Afinal, a criança transpira mais no verão, bem mais do que em estações mais amenas, o que pode potencializar a irritação.
A boa notícia para esse quadro que prejudica sensivelmente a qualidade de vida do bebê é que existem formas de prevenção. São passos importantes o uso de fraldas superabsorventes, com trocas frequentes; higiene suave da pele usando produtos formulados adequadamente para pele infantil; e uso profilático de cremes de barreira para proteger a pele de substâncias irritantes, bactérias, vírus, fungos, e possíveis alérgenos.
CUTISANOL®: PROTEÇÃO E CUIDADO DESDE O NASCIMENTO
Para auxiliar os pais neste momento que merece atenção especial, o Laboratório Cristália oferece a família
Cutisanol® para o cuidado de toda a família. A linha é formada por três produtos:
Cutisanol® baby: creme especialmente formulado para prevenir assaduras desde o primeiro dia de vida. Com 97% de ingredientes naturais, é vegano e age por até 12 horas, criando uma camada protetora transparente que hidrata e restaura a pele do bebê de forma natural e delicada.
Cutisanol® Gel: é ideal para tratar as dermatites causadas pelo uso de fraldas. Além disso, auxilia no tratamento de eritemas provocados por assaduras e brotoejas e ajuda a proteger e hidratar a pele sensível do bebê.
Cutisanol® Pó: forma uma fina camada sobre a pele, prevenindo e diminuindo processos irritativos. A ação antisséptica, cicatrizante e secativa previne e trata assaduras, brotoejas e outras irritações de pele.
Com os produtos da família Cutisanol®, a pele do seu bebê receberá o cuidado necessário para permanecer hidratada, macia e protegida, proporcionando tranquilidade para toda a família. Saiba mais sobre os produtos da linha acessando o site: cutisanol.com.br ou acompanhe os conteúdos no Instagram: @cutisano_oficial.
Cutisanol® gel – subgalato de bismuto + óxido de zinco – gel de uso tópico 100 g, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. INDICAÇÕES: Prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Emoliente, umectante e hidratante. Proteção da pele contra o vento e alívio após exposição prolongada ao Sol. Cutisanol® pó – subgalato de bismuto + óxido de zinco + iodeto de timol – pó de uso tópico 150 g, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. INDICAÇÕES: Prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Secativo, previne e trata odores nos pés e axilas. Reg. MS 1.0063.0257. INSTITUTO BIOCHIMICO IND. FARMA. LTDA (Instituto Biochimico e Cristália são parceiros comerciais). CNPJ 33.258.401/0001-03 – Rua Antônio João 168,194 e 218 – Cordovil – Rio de Janeiro / RJ – CEP: 21250-150 – SAC: 08000238999. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Referências: 1. Bula Cutisanol. 2. Batistuzzo, JAO. Formulário Médico Farmacêutico. 3a ed. São Paulo: Pharmabooks, 2006.
Referências
- Clínica Vittá. Disponível em: www.clinicavittataguatinga.com.br/como-lidar-com-assaduras-em-bebes-clinica-vitta. Acesso em: 17/09/2024.
- Quadro clínico e tratamento da dermatite da área das fraldas: parte II. Disponível em: www.scielo.br/j/abd/a/SvzqbrGJL6vTHNnhDYD9Ntg. Acesso em: 17/09/2024.
- Dermatite de fraldas: diagnósticos diferenciais, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Disponível em: www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23551c-GPA_DermatiteFraldas_DiagnosticosDiferenciais.pdf. Acesso em: 17/09/2024.
- Rede D’Or. Disponível em: www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/dermatite-de-fralda. Acesso em: 17/09/2024.
- Hospital Infantil Sabará. Disponível em: www.hospitalinfantilsabara.org.br/verao-chegou-saiba-como-evitar-alergias-e-assaduras-no-uso-de-fraldas. Acesso em: 17/09/2024.
- Portal Cutisanol®. Disponível em: cutisanol.com.br/cuidados-pele/bebe. Acesso em: 17/09/2024. (não achei no texto)