Nutricosméticos ajudam a conquistar o bronzeado perfeito

Para conquistar a cor do verão, nutricosméticos e nutricomplexos auxiliam nesta tarefa, trazendo ativos que prometem conquistar e manter o bronzeado por mais tempo

A indústria de nutricosméticos cresce vertiginosamente e se traduz numa excelente oportunidade de vendas para o canal farma. A gerente de marketing de Sundown Naturals, Aline Germano, afirma que a combinação de produtos funcionais ao organismo, promovendo saúde, equilíbrio e bem-estar, associados com beleza, se apresenta como uma tendência positiva para o varejo. “Esses produtos são destinados a um nicho de consumidores dispostos a pagar por produtos de qualidade”, analisa.

Segundo estimativas do IMS Health, fornecidas pelo diretor comercial da Nano Labs, Bruno Menin, a categoria movimentou cerca de R$ 70 milhões em 2012 no País. “Empresas especializadas apontam que esse é um mercado com uma perspectiva de crescimento muito elevada para os próximos anos”, aposta.

Esses valores refletem os avanços da categoria, que proporciona muitos benefícios, seja pela redução de carências nutricionais ou estímulos às funções da pele capazes de restaurar a beleza do corpo e do rosto. E, entre as diversas versões disponíveis que os nutricosméticos podem trazer, algumas ganham destaque, como aquelas com a finalidade de ajudar na conquista do bronzeado.

Afinal, chegar à cor do verão não é tarefa fácil, especialmente para aqueles com pele mais clara. A radiação ultravioleta (UV) leva à formação de radicais livres, causando danos oxidativos que afetam a pele e levam ao aparecimento de rugas, manchas e perda de elasticidade. Assim, sem cuidados, o excesso de sol pode levar ao envelhecimento precoce e, em casos extremos, a doenças graves, como o câncer de pele.

Nesse sentido, os nutricosméticos oferecem uma solução bastante atraente e segura. Em forma de cápsulas, esses produtos chegam com a finalidade de complementar a ação dos fotoprotetores tópicos, oferecendo ação antioxidante, combate aos radicais livres, evitando queimaduras solares e contribuindo para a tonalidade bronzeada da pele, sem que a vermelhidão ocorra. Somandos aos nutricosméticos, também existem os nutricomplexos que, em forma de sucos, auxiliam a trazer a cor esperada.

Os principais ativos

O ativo mais utilizado nos nutricosméticos com essa finalidade é o betacaroteno, carotenoide encontrado principalmente nas frutas e vegetais alaranjados. “O betacaroteno tem como função potencializar a formação de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele”, afirma Menin.

O químico responsável pela Sundown Naturals, Amauri Júnior, explica que o processo de escurecimento da pele é, basicamente, resultado do escurecimento da melanina. “Embora essa seja a ação visível da melanina, como resposta à luz solar, sua principal função é absorver radiação ultravioleta”, acrescenta.

Segundo a nutricionista do Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS), Andrea Tavares Hirga, estudos mostram que a ingestão diária de betacaroteno pode reduzir os danos causados ao DNA pela exposição à radiação UVA e UVB, melhorando, de forma efetiva, rugas e a elasticidade da pele, além de aumentar os níveis de colágeno do tipo I.

Outro ativo importante para atingir esses objetivos é a vitamina E, que ajuda na proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol. “Ela também contribui para a hidratação natural da pele, evitando o descascamento”, complementa Menin.

Algumas indústrias apostam, ainda, em agentes exclusivos. É o caso de ECCO NUTRITION, por exemplo, que além do betacaroteno natural e vitamina E, traz as ECCO® Antocianinas, que atuam na proteção contra os danos causados ocasionados pela exposição ao sol, atividade antioxidante e redução da formação de manchas. Esse ativo é desenvolvido a partir das uvas lambrusco e ancellota, cultivadas no norte da Itália.

Os nutricosméticos também estão disponíveis na versão pós-sol e, neste caso, sintetizam outros agentes. “O Luminova Pós-Sol possui, além da vitamina E, minerais, como zinco, cromo e selênio. Essas substâncias, além de antioxidantes, atuam no processo de regeneração da pele, mantendo o bronzeado por mais tempo”, conta o especialista da Nano Labs.

Os nutricomplexos, no formato de sucos, também trazem o benefício da hidratação, tão importantes nas épocas mais quentes do ano. “O DetoxVerão ajuda na hidratação e, devido à presença do betacaroteno, potencializa o bronzeado e protege a pele da ação dos radicais livres. Esse suco conta, também, com nutrientes e fitoquímicos que irão promover uma limpeza no organismo e eliminar todas as toxinas que são prejudiciais”, resume Andrea.

Poucas contraindicações

De modo geral, os nutricosméticos que auxiliam no bronzeamento são indicados para pessoas que desejam uma cor natural, saudável e muito mais bonita e duradoura.
“Por ser um suplemento à base de vitaminas e minerais, não possui efeitos colaterais ou contraindicações. Apenas gestantes, nutrizes, crianças de até 3 anos e pessoas em tratamento de saúde (ou que façam uso contínuo de algum medicamento) devem consultar um médico antes de iniciar o consumo”, adverte Andrea.

Muitos desses produtos também são isentos de algumas substâncias que, para alguns pacientes, podem ser prejudiciais. “Falando desses dois produtos [Colágeno Verão e DetoxVerão], eles são elaborados com ingredientes naturais, não contêm corantes e conservantes artificiais e não contêm açúcar”, destaca.

Resultados rápidos e duradouros

De modo geral, com apenas um mês de uso desses nutricosméticos (na proporção de uma cápsula por dia), já é possível perceber os primeiros resultados. No entanto, esse prazo se dá de acordo com as individualidades de cada um, e também está relacionado com tempo de exposição ao sol. “Os resultados podem variar conforme o organismo e o tom de pele. Mas normalmente nota-se uma mudança do tom com uma pequena exposição ao sol”, aponta Amauri, da Sundown Naturals.

Diferenciais no PDV

Para potencializar as vendas dessas versões de nutricosméticos, a orientação de farmacêuticos e balconistas ao consumidor pode ser um grande diferencial. “Sem dúvida, é possível obter um resultado melhor quando existe a possibilidade de auxiliar o cliente no momento da compra. Isso proporciona o conhecimento e uma maior segurança para a compra e a utilização. Lançamentos devem ser tratados dessa forma, mesmo que sejam de simples entendimento”, opina o diretor comercial da Nano Labs, Bruno Menin.
A gerente de marketing da Sundown Naturals, Aline Germano, também acredita na importância da venda consultiva, especialmente nessa categoria, que ainda conta com poucas informações difundidas. “Os nutricosméticos são pouco conhecidos pela população brasileira, e o índice de indicação médica ainda é baixo. Os nutricosméticos normalmente são alimentos ou extratos dos alimentos em cápsulas, a fim de manter o equilíbrio dos nutrientes que a nossa alimentação não permite nos dias atuais. Por suas características funcionais no organismo, esses produtos podem ser utilizados como medicina preventiva, e não corretiva como estamos acostumados”, adverte Aline.
As farmácias podem realizar, ainda, algumas ações de marketing para aguçar a curiosidade e lembrança do consumidor. Entre elas, promoções conjuntas com protetores tópicos e até mesmo ações de e-mail marketing, conforme orienta Bruno. “Essas ações têm capacidade de atingir um público específico, já que são enviadas, diretamente, para os consumidores desse tipo de produto”, avalia.
Para finalizar, é importante acertar na exposição e, neste caso, o ideal é que esses produtos estejam junto aos cosméticos ou artigos relacionados ao verão, como protetores solares. “Apesar de serem suplementos alimentares, são produtos para quem busca benefícios estéticos. Então, faz muito mais sentido estarem próximos aos produtos de beleza”, conclui Menin.

No caso dos nutricomplexos constituídos por sucos, a mudança no tom da pele costuma acontecer entre um ou dois meses de consumo diário. “O ideal é fazer o consumo por duas a quatro semanas antes de se expor ao sol. Dessa forma, poderá garantir um bronzeado mais intenso e duradouro”, ensina Andrea.

Vale frisar que a exposição ao sol continua sendo necessária para que os produtos tragam o efeito esperado na coloração da pele. “Com a ausência de sol, o consumo continuará promovendo benefícios, mas os resultados não serão tão perceptíveis. Por serem à base de vitaminas e minerais, os produtos sempre farão bem à saúde da pele. No entanto, para cumprir o objetivo de obter um bronzeado mais bonito, a exposição ao sol é parte essencial”, explica Menin.

Na hora da venda, também é importante alertar sobre os excessos de uso desses nutricosméticos. “Não existem estudos que demonstrem tempo máximo de utilização, porém o uso em excesso pode causar uma pele amarelada ou alaranjada na palma das mãos”, adverte Amauri.

Outro alerta importante é avisar o usuário que a ingestão desses produtos não dispensa ou substitui o uso de filtros solares. “Apesar de o betacaroteno ter um efeito fotoprotetor, não devemos dispensar o uso de um bom filtro solar, principalmente no rosto e áreas mais sensíveis. A escolha do melhor horário para tomar sol também é fundamental“, finaliza Andrea.

Autor: Kathelen Ramos

Público feminino

Edição 267 - 2015-02-01 Público feminino

Essa matéria faz parte da Edição 267 da Revista Guia da Farmácia.

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