A importância do autocuidado para melhorar a saúde e o bem-estar social é bem reconhecida. No entanto, ainda há uma necessidade de encorajar as pessoas a entenderem melhor como seu corpo funciona e como mantê-lo saudável. Acompanhe, a seguir, por que o sistema imunológico é altamente essencial para a defesa contra patógenos e para manter a saúde em todo o corpo e como as vitaminas e os minerais podem ajudar nesse processo.
- Além da defesa contra micro-organismos
Além de seu papel na defesa contra patógenos (vírus, bactérias, fungos…), o sistema imunológico está envolvido em inúmeras funções e, quando funciona corretamente, ajuda a manter a saúde geral e desempenha um papel na redução do risco de uma série de doenças crônicas que podem ocorrer à medida que o corpo envelhece.
- Relação com a saúde metabólica
O sistema imunológico também ajuda a prevenir a obesidade, orquestrando a transformação do tecido adiposo branco em células bege. O desenvolvimento de adipócitos (células que armazenam gordura) e sua função (por exemplo, termogênese, sensibilidade à insulina) são suportados e mantidos por células imunes localizadas no tecido adiposo.
- Saúde do cérebro
A manutenção vitalícia do cérebro depende de um sistema imunológico saudável. As células imunes reconhecem os autocomponentes do Sistema Nervoso Central (SNC) e patrulham o cérebro saudável para identificar situações anormais e resolvê-las antes que mais danos possam ocorrer, ou facilitar o reparo se o dano tiver ocorrido. A comunicação cruzada entre o sistema imunológico e o SNC coordena a resposta do corpo ao estresse, à infecção e a outros desafios.
- Benefícios em todo o organismo
Os papéis integrados do sistema imunológico se estendem por todo o corpo. Entre diversas outras funções, há uma relação mutualística entre o sistema imunológico e a microbiota intestinal. Quando a função imunológica é prejudicada (por exemplo, quando a inflamação se torna crônica), pode haver disbiose, afetando, adversamente, o funcionamento das comunidades microbianas e prejudicando a função intestinal. Já no sistema reprodutivo, o sistema imunológico tem atividades protetoras cruciais, participando da ovulação, mantendo a interface materno-fetal durante a gravidez e regulando o desenvolvimento da glândula mamária.
Vitaminas e minerais essenciais
O desenvolvimento e o funcionamento ideais das células imunes e dos mecanismos imunes dependem de um suprimento adequado de ácidos graxos essenciais; proteínas e micronutrientes, como vitaminas A, C, D, E, B6, B9 (folato) e B12; e minerais, incluindo zinco, cobre, ferro e selênio. Quando o corpo fica desnutrido, a produção e a atividade das células imunes são prejudicadas e o sistema imunológico não consegue funcionar adequadamente, aumentando o risco de infecções e doenças crônicas.
Referências 1. BMJ Nutrition, Prevention & Heath – Vital role for primary healthcare providers: urgent need to educate the community about daily nutritional self-care to support immune function and maintain Health. Disponível em: nutrition.bmj.com. Acesso em: 16/12/2024