Ambas já são possíveis de estarem presentes em nosso dia a dia; a implantação depende mais de atitudes do que de tecnologia
O futuro da farmácia passa por reconfiguração para incorporar outras funções e atividades para além da venda de produtos. Essa loja do futuro está apoiada em quatro pilares estratégicos que envolvem elementos que viabilizam o seu reposicionamento e redesenho.
O primeiro é a plataforma tecnológica que migra das alternativas tradicionais da loja física para implantar os parâmetros da loja digital no comércio eletrônico.
O cliente deixa de ser parte da multidão para ser alguém com nome, preferências, atitudes, histórico de relacionamento e tudo que possa contribuir para melhorar a experiência de compra. Esse reconhecimento é feito a partir da possibilidade de identificação do consumidor por seu celular e, a partir daí, monitorar suas atividades, interagindo com mensagens, ofertas, promoções e o que mais possa tornar a visita mais interessante e uma experiência mais completa.
A segunda plataforma envolve o design integrando experiência mais conveniência, mais produtos e serviços. Deve trazer elementos que facilitem o processo de escolha e compra em si, incorporando aspectos que fazem parte da experiência de compra digital, como a possibilidade de acessar informações “postadas” por outros consumidores e outras que ajudem o consumidor a decidir.
Deve também permitir a gestão dinâmica de preços, facilitando a vida do cliente, permitindo a consulta de alternativas de produtos na mesma loja ou no mercado, todos os instrumentos acessíveis e utilizados pelo comércio eletrônico. Tudo isso integrado, de fácil acesso, interativo e dinâmico no sentido de se adaptar a momentos diversos na semana, no dia, etc.
O terceiro envolve as pessoas com as propostas de experiência e soluções tecnológicas de forma customizada, individualizada. Para atender e envolver consumidores, devem haver equipes preparadas para trazer o toque humano, pessoal e dinâmico que complemente a experiência, ainda com a proposta da individualização no relacionamento.
Na farmácia do futuro, devem haver toque, sorrisos naturais, customização do atendimento a partir da percepção vinda das questões dos consumidores e muito mais. Esse atendimento deve focar e conhecer mais as pessoas, seus comportamentos e reações do que, mecanicamente, falar dos produtos ou serviços. Para que isso ocorra, o atendimento deve ser espontâneo, natural, ao mesmo tempo em que é técnico e estruturado.
E, por fim, o quarto pilar é o que administra todas as ferramentas de monitoramento e controle do ambiente digital, permitindo uso dos recursos implantados no e-commerce para identificar e acompanhar o desempenho integrado no local físico e digital, o que possibilita potencializar receitas e resultados.
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