Neste artigo, convidamos você a olhar para si como um diferencial da sua farmácia. O primeiro ponto a se pensar é que a farmácia pode ser copiada em muitos aspectos (preço, localização, cor, layout, serviços), mas nunca será copiada na forma, no seu “jeito”.
Se você é o vendedor/balconista/farmacêutico, entenda que a venda inicia por “se vender”. Esse é o primeiro produto que o cliente compra e está comprando por meio de suas qualificações que listo a seguir.
• Postura profissional (seu uniforme, suas unhas, seu cabelo).
• Seu jeito, sua linguagem não verbal, (aquilo que não se fala, mas é percebido pelo cliente e que o faz se fidelizar).
• Seu olhar atento, focado em atender o cliente que está à sua frente.
• Sua agilidade no atendimento.
• Sua segurança, comprovada por perguntas, por encontrar facilmente os produtos na prateleira, por saber responder.
• Sua perguntas ao paciente na ocasião da venda.
• Sua inteligência comprovada por sua assertividade nas colocações, decisões, indicações.
• Imagem firme, forte e confiante.
• Seu tom de voz, demonstrando segurança e credibilidade.
• Sua gentileza com o cliente, sua educação, sua empatia.
• Sua alegria (os melhores colaboradores são felizes, sorriem ao atender o cliente).
Esse diferencial competitivo é um fator negligenciado por muitas empresas que investem em “tudo” menos no time. São lindas, possuem bom preço, um marketing excelente, mas o time não está preparado.
Lembrar que o diferencial competitivo é a mão que entrega o medicamento ou que a perfumaria tem sido a responsável por empresas que crescem acima da média.
Todas essas coisas dependem do profissional do atendimento que ganha a confiança do cliente, sendo um cartão de visita para a farmácia.