O profissional como diferencial competitivo

Uma farmácia deve ser linda, possuir produtos, dispor de diversos serviços, mas se ela tiver um profissional excelente, o encantamento ocorrerá e as vendas aumentarão

Neste artigo, convidamos você a olhar para si como um diferencial da sua farmácia. O primeiro ponto a se pensar é que a farmácia pode ser copiada em muitos aspectos (preço, localização, cor, layout, serviços), mas nunca será copiada na forma, no seu “jeito”.

Se você é o vendedor/balconista/farmacêutico, entenda que a venda inicia por “se vender”. Esse é o primeiro produto que o cliente compra e está comprando por meio de suas qualificações que listo a seguir.

• Postura profissional (seu uniforme, suas unhas, seu cabelo).

• Seu jeito, sua linguagem não verbal, (aquilo que não se fala, mas é percebido pelo cliente e que o faz se fidelizar).

• Seu olhar atento, focado em atender o cliente que está à sua frente.

• Sua agilidade no atendimento.

• Sua segurança, comprovada por perguntas, por encontrar facilmente os produtos na prateleira, por saber responder.

• Sua perguntas ao paciente na ocasião da venda.

• Sua inteligência comprovada por sua assertividade nas colocações, decisões, indicações.

• Imagem firme, forte e confiante.

• Seu tom de voz, demonstrando segurança e credibilidade.

• Sua gentileza com o cliente, sua educação, sua empatia.

• Sua alegria (os melhores colaboradores são felizes, sorriem ao atender o cliente).

Esse diferencial competitivo é um fator negligenciado por muitas empresas que investem em “tudo” menos no time. São lindas, possuem bom preço, um marketing excelente, mas o time não está preparado.

Lembrar que o diferencial competitivo é a mão que entrega o medicamento ou que a perfumaria tem sido a responsável por empresas que crescem acima da média.

Todas essas coisas dependem do profissional do atendimento que ganha a confiança do cliente, sendo um cartão de visita para a farmácia.

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Prateleiras infinitas

Edição 294 - 2017-05-01 Prateleiras infinitas

Essa matéria faz parte da Edição 294 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento

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