O que é Enxaqueca?

As principais características de um dos tipos mais comuns de dor de cabeça

A enxaqueca é uma das categorias mais comuns de dores de cabeça, sendo considerada a terceira doença mais prevalente e a sétima causa específica de incapacidade no mundo, de acordo com o Global Burden of Disease Survey 2010. O Dr. Calderaro explica que os principais sintomas da doença são a dor unilateral da cabeça, latejante, dor que costuma ser moderada a intensa, piora com esforço físico, náuseas e incômodo na luz e em barulhos.

“Em alguns casos, chamados de enxaqueca com aura, sintomas neurológicos, especialmente visuais, podem ocorrer alguns minutos antes do início da dor de cabeça, trazendo uma pista bastante importante para o diagnóstico”, reforça o neurologista do Sírio-Libanês.

As crises de enxaqueca costumam durar entre quatro e 72 horas e, apesar de ser difícil evitá-la, pode ter fatores desencadeantes, como alguns tipos de alimentos, exposição à luz ou a perfumes que podem ser evitados para diminuir a frequência das crises.

“A enxaqueca pode ter tratamento profilático, ou seja, tomar medicamentos todos os dias para evitar crises. No entanto, esse tratamento é proposto quando a dor é muito frequente e atrapalha o trabalho e a qualidade de vida do paciente”, comenta o neurologista do Hospital CEMA.

De acordo com Maria Aparecida, se a intensidade da dor for de leve a moderada, normalmente, são administrados analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroides tanto para enxaqueca com ou sem aura.

Saiba mais sobre a dor de cabeça, que acomete quase toda a população.

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
Brasileiro deixa a desejar

Edição 297 - 2017-08-01 Brasileiro deixa a desejar

Essa matéria faz parte da Edição 297 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário