O que fazer para não errar na contratação?

Seguir dicas certeiras ajuda com que o novo funcionário da área de vendas tenha mais sucesso dentro da empresa

Independente do tamanho de sua empresa, a contratação da equipe deve ser levada a sério, de modo profissional, evitando erros na contratação e, consequentemente, prejuízos.

1º. Selecione mesmo quando não estiver precisando

Crie um banco de Curriculum Vitae (CV), avaliado mensalmente. Isso contribui para não contratar na pressão.

Como criar o banco de CV

1. Consiga o maior número de CVs e por diversas fontes: 

• informe na farmácia mostrando que aceita CV;

• site;

• crie um programa de indicação de funcionários.

2. Selecione os melhores CVs.

3. Faça uma entrevista por telefone.

4. Marque uma reunião com os pré-selecionados. Pré-selecione os melhores, no máximo dois ou três para a entrevista.

2º. Não contrate apenas para preencher vagas

Contrate com base nas necessidades e características da vaga versus o candidato. 

Você deve possuir objetivos claros do que está procurando nos candidatos. 

3º. Fale menos que o candidato

Entrevistadores devem falar menos que o candidato. Por isso, pergunte e deixe o candidato se expressar.

4º. Avalie os resultados 

Contratar para gerar resultado e comprovar se o candidato possui experiência nisso é importante.

5º. Faça uma análise das forças e fraquezas de seu candidato

O talento do funcionário, suas forças, aprendizado e todo o potencial estarão à disposição na nova empresa. 

Perguntas para identificar o potencial:

• Em que você é bom?

• O que deu certo na outra empresa e a sua participação no resultado?

• Como a empresa pode te ajudar a gerar mais resultado?

• Conte-me uma experiência pela qual você passou que foi positiva na empresa (pergunte com base no CV).

O mesmo serve para os pontos a desenvolver que devem ser identificados na entrevista.

6º. Contrate pelo caráter

Aqui está um ponto crítico da entrevista. Atentar ao caráter do candidato é mais importante que suas habilidades para a tarefa. 

7º. Veja se o candidato ama pessoas

Um candidato que sabe se relacionar agrega, aumentando a performance da equipe. Por isso, vale a pena conversar e muito sobre relacionamentos interpessoais para não possuir problemas no futuro.

8º. Utilize as redes sociais

Cada vez mais empregadores buscam razões para contratar ou não por meio das redes sociais. Observe a postura do mesmo e a imagem na rede social.

9º. Divida responsabilidades na hora de contratar

Quanto mais dividida a decisão sobre o funcionário a ser contratado, melhor será, evitando erros. Se for o Recursos Humanos (RH), divida com o líder da loja e vice-versa.

Não é fácil contratar pessoas. Mas com as dicas mencionadas, sua chance de sucesso aumenta e muito.

Autor: Marcelo Cristian Ribeiro
Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento

botao video

 

Rastreabilidade

Edição 272 - 2015-07-01 Rastreabilidade

Essa matéria faz parte da Edição 272 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento

Deixe um comentário