Transformação digital das farmácias

As alterações dos modelos de negócio pela revolução tecnológicas são necessárias

Como o assunto é vasto e bastante desafiador, este artigo foi dividido em duas partes. Nesta segunda etapa, consideramos os seguintes pontos:

Desafios do setor farmacêutico – Brasil

• O setor sente a crise política e econômica no Brasil.

• A regulamentação do processo de rastreabilidade do medicamento em toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

• Medicamentos genéricos trazem ao mercado uma forte pressão para redução de preços.

Iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no setor farmacêutico – Brasil

• Marketing digital.

• Audiência segmentada e especializada (hospitais, laboratórios, médicos especialistas e grupos específicos – Exemplo: diabetes, obesidade, câncer, etc.).

• Correlação de fatos e eventos ao aumento de consumo de algum medicamento específico (gripe, dengue, obesidade, etc.).

Essas iniciativas geram “toneladas de informações” que deverão ser analisadas e interpretadas.

Rumo ao digital

Alguns estudos mostram que a ruptura está próxima. A Deloitte apontou que 53% dos CEOs acreditam que novos modelos de negócio serão seu maior risco estratégico. Segundo a Forrester, 75% dos CEOs entendem que não possuem a estratégia digital adequada.

As empresas deverão:

• Integrar análises e ferramentas de Analytics em seus sistemas;

• Aumentar o poder de processamento e reduzir a complexidade de manutenção da infraestrutura de TI – Cloud Computing;

• Desenvolver aplicativos móveis. (Exemplo: monitorar a ingestão de medicamentos por pacientes com doenças crônicas);

• Aprofundar o conhecimento e acompanhamento do “consumidor final” por meio de monitoramento e de participação ativa nas redes sociais e blogs.

Cada empresa precisa desenvolver o seu próprio caminho, mas alguns princípios fundamentais serão necessários: ser aberta à colaboração; incorporar análise de dados em seu dia a dia e estar aberta a novas possibilidades, não ficando presa aos modelos mentais que fizeram o sucesso da empresa até aqui.

Opção de escolha

Edição 286 - 2016-09-01 Opção de escolha

Essa matéria faz parte da Edição 286 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

CEO da SternTI Consulting.

Deixe um comentário