Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Tecnologia

Transformação digital das farmácias

Por Pedro Sampaio 8 de setembro de 2016 Atualizado em: 19 de outubro de 2017 Nenhum comentário 2 Minutos de leitura

Como o assunto é vasto e bastante desafiador, este artigo foi dividido em duas partes. Nesta segunda etapa, consideramos os seguintes pontos:

Desafios do setor farmacêutico – Brasil

• O setor sente a crise política e econômica no Brasil.

• A regulamentação do processo de rastreabilidade do medicamento em toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

• Medicamentos genéricos trazem ao mercado uma forte pressão para redução de preços.

Iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no setor farmacêutico – Brasil

• Marketing digital.

• Audiência segmentada e especializada (hospitais, laboratórios, médicos especialistas e grupos específicos – Exemplo: diabetes, obesidade, câncer, etc.).

• Correlação de fatos e eventos ao aumento de consumo de algum medicamento específico (gripe, dengue, obesidade, etc.).

Essas iniciativas geram “toneladas de informações” que deverão ser analisadas e interpretadas.

Rumo ao digital

Alguns estudos mostram que a ruptura está próxima. A Deloitte apontou que 53% dos CEOs acreditam que novos modelos de negócio serão seu maior risco estratégico. Segundo a Forrester, 75% dos CEOs entendem que não possuem a estratégia digital adequada.

As empresas deverão:

• Integrar análises e ferramentas de Analytics em seus sistemas;

• Aumentar o poder de processamento e reduzir a complexidade de manutenção da infraestrutura de TI – Cloud Computing;

• Desenvolver aplicativos móveis. (Exemplo: monitorar a ingestão de medicamentos por pacientes com doenças crônicas);

• Aprofundar o conhecimento e acompanhamento do “consumidor final” por meio de monitoramento e de participação ativa nas redes sociais e blogs.

Cada empresa precisa desenvolver o seu próprio caminho, mas alguns princípios fundamentais serão necessários: ser aberta à colaboração; incorporar análise de dados em seu dia a dia e estar aberta a novas possibilidades, não ficando presa aos modelos mentais que fizeram o sucesso da empresa até aqui.

Pedro Sampaio

CEO da SternTI Consulting.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025