Transformação digital das farmácias

As alterações dos modelos de negócio pela revolução tecnológicas são necessárias

Como o assunto é vasto e bastante desafiador, este artigo foi dividido em duas partes. Nesta segunda etapa, consideramos os seguintes pontos:

Desafios do setor farmacêutico – Brasil

• O setor sente a crise política e econômica no Brasil.

• A regulamentação do processo de rastreabilidade do medicamento em toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

• Medicamentos genéricos trazem ao mercado uma forte pressão para redução de preços.

Iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no setor farmacêutico – Brasil

• Marketing digital.

• Audiência segmentada e especializada (hospitais, laboratórios, médicos especialistas e grupos específicos – Exemplo: diabetes, obesidade, câncer, etc.).

• Correlação de fatos e eventos ao aumento de consumo de algum medicamento específico (gripe, dengue, obesidade, etc.).

Essas iniciativas geram “toneladas de informações” que deverão ser analisadas e interpretadas.

Rumo ao digital

Alguns estudos mostram que a ruptura está próxima. A Deloitte apontou que 53% dos CEOs acreditam que novos modelos de negócio serão seu maior risco estratégico. Segundo a Forrester, 75% dos CEOs entendem que não possuem a estratégia digital adequada.

As empresas deverão:

• Integrar análises e ferramentas de Analytics em seus sistemas;

• Aumentar o poder de processamento e reduzir a complexidade de manutenção da infraestrutura de TI – Cloud Computing;

• Desenvolver aplicativos móveis. (Exemplo: monitorar a ingestão de medicamentos por pacientes com doenças crônicas);

• Aprofundar o conhecimento e acompanhamento do “consumidor final” por meio de monitoramento e de participação ativa nas redes sociais e blogs.

Cada empresa precisa desenvolver o seu próprio caminho, mas alguns princípios fundamentais serão necessários: ser aberta à colaboração; incorporar análise de dados em seu dia a dia e estar aberta a novas possibilidades, não ficando presa aos modelos mentais que fizeram o sucesso da empresa até aqui.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
Opção de escolha

Edição 286 - 2016-09-01 Opção de escolha

Essa matéria faz parte da Edição 286 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

CEO da SternTI Consulting.

Deixe um comentário