Os sete pilares do autocuidado

O autocuidado envolve questões, como higiene pessoal, nutrição, práticas de atividades físicas, condições de moradia e hábitos sociais.

1. Fontes confiáveis

Com a internet, há inúmeras informações – muitas errôneas – sobre doenças e tratamentos. É importante se consultar em fontes confiáveis, seja on-line, livros, jornais ou revistas.

2. Autoconhecimento

Se conhecer é fundamental para diferenciar um problema cotidiano, como um resfriado, de algo mais sério.

3. Atividades físicas

Encontrar um exercício que seja prazeroso, como andar de bicicleta ou caminhar, ajuda no bom funcionamento do organismo e previne doenças.

4. Alimentação saudável

Assim como as atividades físicas, alimentação balanceada é um dos pontos mais importantes para ter a saúde em dia. O consumo de vitaminas, nutrientes e minerais é essencial para uma boa saúde e disposição.

5. Reduzir hábitos ruins

Fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer alimentos artificiais e fast-foods são alguns dos costumes que podem prejudicar a saúde.

6. Higiene 

Lavar as mãos após ir ao banheiro ou usar transporte público é um costume simples, mas que pode diminuir as chances de doenças. Escovar os dentes e usar o fio dental também diminui a incidência de patologias.

7. Medicamentos Isentos de Prescrição

Se ainda assim o paciente chegou à farmácia, é importante que ele seja orientado sobre a maneira correta quanto à escolha e ao uso do Medicamento Isento de Prescrição (MIP). Se os sintomas persistirem, ele necessita buscar um médico.

Autocuidado pauta os hábitos que devem ser adquiridos no dia a dia do indivíduo para que sua saúde esteja assegurada. Saiba mais.

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
As farmácias na adesão ao tratamento

Edição 298 - 2017-09-01 As farmácias na adesão ao tratamento

Essa matéria faz parte da Edição 298 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário