Os tipos de alergias

Espirros, coriza, tosse e mal-estar são alguns dos sintomas comuns às patologias que acometem o sistema respiratório durante o outono e o inverno. População parte em busca de aliados para minimizar os sintomas

Rinite: manifesta-se por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, os ouvidos e a garganta.

Asma: se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, normalmente acompanhados de tosse. Pode manifestar-se de formas diferentes, variando desde sintomas leves e quase imperceptíveis, até crises graves e ameaçadoras.

Sinusite: é a complicação mais comum da rinite alérgica. Trata-se de um processo inflamatório, de origem alérgica ou não, que acomete os seios da face causando dor de cabeça, sensação de peso ou pressão facial com movimentos de abaixar e levantar a cabeça, secreção nasal, obstrução nasal, tosse, podendo vir acompanhada de febre.

Bronquite alérgica: é somente um nome diferente utilizado para denominar asma.

Ao andar pelas ruas nos dias mais frios, é comum presenciar pessoas espirrando, com tosse ou até escutar reclamações sobre problemas respiratórios. Apesar das doenças também incomodarem pacientes no verão, é no outono e inverno que elas tornam-se alvo de atenção maior.

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai)
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print
Polêmica nos fármacos

Edição 306 - 2018-05-01 Polêmica nos fármacos

Essa matéria faz parte da Edição 306 da Revista Guia da Farmácia.