Os tratamentos disponíveis para as alergias respiratórias

Espirros, coriza, tosse e mal-estar são alguns dos sintomas comuns às patologias que acometem o sistema respiratório durante o outono e o inverno. População parte em busca de aliados para minimizar os sintomas

Cloreto de sódio

A higienização nasal é importante no tratamento das alergias. Deve ser feita com o cloreto de sódio, que pode ser administrado através de diferentes dispositivos.

Bombinhas

Conhecido como “bombinha”, o aerossol dosimetrado é uma das formas utilizadas para se fazer chegar a medicação para a asma nos pulmões. Outros dispositivos, como os nebulizadores e os inaladores de “pó seco”, têm a mesma função. Entre os medicamentos usados, estão os corticoides, broncodilatadores ou até a associação de ambos.

Corticoides de uso tópico

Nasal para rinite e inalado para asma, são a principal arma no controle das doenças. São eficazes e seguros e permitem reduzir a necessidade de corticoides orais, que causam mais efeitos colaterais.

Ao andar pelas ruas nos dias mais frios, é comum presenciar pessoas espirrando, com tosse ou até escutar reclamações sobre problemas respiratórios. Apesar das doenças também incomodarem pacientes no verão, é no outono e inverno que elas tornam-se alvo de atenção maior.

Foto: Shutterstock

Polêmica nos fármacos

Edição 306 - 2018-05-01 Polêmica nos fármacos

Essa matéria faz parte da Edição 306 da Revista Guia da Farmácia.