A obesidade pode trazer uma série de consequências negativas para o corpo e para a mente. Esses danos afetam não apenas a qualidade de vida, mas também a longevidade. A perpetuação dessa condição pode trazer sérios prejuízos para o corpo, como: doenças cardiovasculares; diabetes tipo 2; hipertensão arterial; problemas respiratórios; distúrbios gastrointestinais; problemas no sistema imunológico; e em casos mais graves, até levar ao câncer.
Porém, além disso, a obesidade prejudica as articulações, causando dores e problemas nos ligamentos. Segundo o médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Cleber Furlan, é necessário tomar muito cuidado com este problema de saúde.
“O impacto da obesidade nas articulações pode prejudicar intensamente quem já sofre com outros malefícios decorrentes desta condição. As dores e os problemas articulares, somados a outros pontos negativos envolvendo a obesidade, como problemas respiratórios e no sistema imunológico, tendem a agravar seriamente a condição médica do paciente. ”
OUTROS FATORES DE RISCO
Existem alguns pontos principais que impactam diretamente nas ligações, quando somados à condição de obesidade. Segundo o Dr. Furlan, o primeiro deles é a sobrecarga nas articulações, uma vez que o excesso de peso pressiona as articulações, especialmente pernas e coluna, levando ao desgaste da cartilagem e aumentando o risco de osteoartrite.
Além disso, a inflamação crônica agrava as condições articulares, o que consequentemente provoca dor intensa. Já a redução da mobilidade ocorre, pois, o excesso de peso dificulta a movimentação, enfraquecendo os músculos de suporte e aumentando o risco de lesões. Por fim, a degeneração da cartilagem é mais um malefício marcante por conta da agravação da obesidade, uma vez que o peso extra acelera o desgaste da cartilagem, causando dor intensa e rigidez nas articulações.
O Dr. Furlan esclarece que existem alguns pontos necessários para vencer a obesidade e, consequentemente, melhorar as complicações relacionadas à articulação: perder peso, adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios regulares e buscar orientação médica são alguns deles. Já na questão nutricional, suplementos de cálcio e vitamina D podem ser recomendados para fortalecer os ossos e prevenir fraturas.