Nos últimos anos, as parcerias comerciais no varejo passaram por uma transformação significativa. O que antes era uma relação puramente transacional, focada apenas no maior desconto possível, evoluiu para um modelo estratégico de longo prazo.
Hoje, o foco está em criar alianças que gerem valor mútuo e sustentável para todos os envolvidos. Esse novo modelo de colaboração se tornou essencial para o sucesso contínuo do varejo independente, da distribuição e das indústrias.
No associativismo da Febrafar que praticamos, para que esse modelo gere resultados, as equipes comerciais das redes e lojas precisam utilizar dados e informações estratégicas, fortalecendo as relações. A análise do comportamento dos consumidores e as tendências de mercado são fundamentais para otimizar as negociações e garantir benefícios para todas as partes envolvidas.
Minha experiência mostra como as parcerias comerciais podem ser transformadas em colaborações estratégicas. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para criar um ecossistema em que todos os envolvidos – desde as redes e farmácias associadas até os distribuidores e indústrias – colaboram de forma integrada, com o objetivo de crescer juntos.
Na prática, isso implica no trabalho contínuo de avaliação de ofertas e condições de negociação. Quando algo não beneficia a maioria, voltamos à mesa para buscar uma solução mais equilibrada para todos.
Uma ação de parceria é a nossa de trade marketing. Estratégias diárias que fazemos com as indústrias que têm gerado resultados positivos para as redes e farmácias associadas, ajudando a otimizar a exposição dos produtos, aumentando a lucratividade, em um ciclo de ganha-ganha para todos.
Além disso, destaco as parcerias envolvendo Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs). A gestão desses programas, que oferecem descontos em medicamentos por meio de parcerias com laboratórios, é uma fonte extra de faturamento para as farmácias, mas pode ser desafiadora.
Nosso esforço em conjunto com redes, farmácias e indústrias garantem o controle adequado dos estoques e dos descontos, resultando em benefícios mútuos significativos.
Esses são apenas alguns exemplos que mostram que, para nós, a colaboração constante, a transparência e a disposição para ouvir as necessidades de cada parceiro são pilares essenciais para manter as relações comerciais saudáveis, fortalecendo o associativismo que praticamos na Febrafar.
Na minha opinião, em um mercado tão dinâmico e competitivo como o nosso, só teremos sucesso se conseguirmos trabalhar juntos, como um time, em que todos têm seu papel definido e compartilham o mesmo objetivo.
Essa é a forma que o comercial da Febrafar cuida dos parceiros comerciais e dos associados, sempre transformando o mercado, gerando mais resultados para todos e alcançando o crescimento sustentável de nossa comunidade.