Piolhos: o grande vilão das crianças

Um dos grandes vilões das crianças são, sem dúvida, os piolhos

Responsáveis por uma coceira quase insuportável na cabeça dos pequenos, sua incidência é muito maior onde há pessoas aglomeradas, por ser um parasita extremamente transmissível. Além disso, apesar de acontecer durante todo o ano, o problema aumenta no verão, pois os parasitas se proliferam melhor em ambiente quente.

Segundo a Dra. Vivian, a transmissão ocorre por meio do contato direto entre as cabeças das crianças e através da roupa contaminada. O principal sintoma é a coceira, principalmente atrás das orelhas e na nuca.

“Durante as férias, algumas crianças acabam voltando infectadas, passando o parasita de uma para outra. O tratamento é feito com xampu e pente, que deve ser realmente fino, de aço (não de plástico), que faz a remoção mecânica das lêndeas e dos piolhos adultos”, comenta a pediatra da BP.

A prevenção do problema acontece de maneira consideravelmente simples. É preciso que as crianças estejam sempre com a higiene do couro cabeludo em dia e aquelas que possuem cabelo comprido ou muito volumoso devem usá-lo preso na escola para diminuir o contato. Os pais podem, também, fazer uso do pente fino frequentemente para sempre saber que a cabeça está “limpa”.

O reencontro com os amigos no início do ano letivo é motivo de muita felicidade para as crianças, mas também pode ser a porta de entrada para algumas doenças. Pais devem ser bem orientados para o período.

Foto: Shutterstock

Expectativas para 2019

Edição 314 - 2019-01-09 Expectativas para 2019

Essa matéria faz parte da Edição 314 da Revista Guia da Farmácia.