fbpx

Planeje seu dia e ganhe produtividade

O sucesso do gerente está diretamente ligado à programação e ao gerenciamento do tempo

Meu livro recém-lançado, intitulado Pílulas de Gestão, escrito em parceria com o consultor empresarial e coach, Pedro Dias, ajuda os profissionais a melhorar suas competências na Gestão, porém, se não houver um mínimo de planejamento do dia de trabalho, nada acontece de forma produtiva. Vejamos…

Abre a loja, checa se está tudo em ordem, se as mercadorias estão corretamente dispostas nos devidos lugares, verifica se os vendedores estão uniformizados e dentro dos padrões exigidos pela empresa, checa os e-mails, vê a resposta do supervisor para aquele problema da semana passada, corre, faz um telefonema. Pronto, resolvido.

Veja Mais

Toma conhecimento da nova campanha, faz uma reunião rápida com os colaboradores, o caminhão com a mercadoria nova chega, organiza a equipe para que tudo esteja rapidamente pronto. Vê que há um produto importante faltando. Corre, faz um novo pedido. E o dia mal começou. O que ainda mais vem pela frente? Não importa. Eu resolvo!

Essa é só uma pequena amostra de como é o dia de um gerente de loja. Muitas decisões a ser tomadas, pontos a ser observados e uma equipe que demanda atenção o tempo todo. A verdade é uma só: ou o gerente aprende a se planejar ou ele será dominado pelo operacional da loja, deixando o mais importante em segundo plano: a gestão da loja.

Para sair do modo automático e aderir a um planejamento que funcione na velocidade do varejo, ele precisa seguir três princípios básicos:

Criar uma agenda

Registrando o dia e o horário em que as atividades devem ser realizadas. Procure reservar a maior parte do seu tempo para estar presente no salão de vendas, orientando a sua equipe para melhorar a qualidade do atendimento. O objetivo é gerenciar melhor as tarefas que precisam ser feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente. Mantenha sua agenda atualizada e siga o planejamento que você mesmo determinou.

Priorizar

Surgiu um imprevisto? Gerencie o seu tempo e resolva a situação. Determine prioridades e lembre-se de que você não está sozinho. Você possui uma equipe, pessoas para as quais pode delegar algumas tarefas, mesmo momentaneamente, para garantir que tudo seja realizado no prazo previsto. Delegar não é transferir suas responsabilidades, mas garantir que as coisas sejam feitas por outras pessoas por meio da sua supervisão.

Fazer um roteiro

A equipe só conquistará alguma independência, para realizar determinadas tarefas ou até mesmo tomar determinadas atitudes, se estiver devidamente treinada e preparada.

Para isso, o gerente precisa garantir a qualidade de suas reuniões e treinamentos. Antes de realizar uma reunião, monte um roteiro com todos os pontos que precisam ser abordados e pense como irá verificar o novo conhecimento ou informação transmitida. Atenha-se à sua programação. Caso surja um assunto novo, anote e planeje para um próximo momento. Reuniões muito longas são improdutivas.

Preparado para esse desafio? Ponha os três princípios em prática e volte aqui para nos contar como foi essa experiência.

Foto: Shutterstock

Doenças de inverno

Edição 305 - 2018-04-01 Doenças de inverno

Essa matéria faz parte da Edição 305 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Silvia Osso

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].