O sucesso do gerente está diretamente ligado à programação e ao gerenciamento do tempo
Meu livro recém-lançado, intitulado Pílulas de Gestão, escrito em parceria com o consultor empresarial e coach, Pedro Dias, ajuda os profissionais a melhorar suas competências na Gestão, porém, se não houver um mínimo de planejamento do dia de trabalho, nada acontece de forma produtiva. Vejamos…
Abre a loja, checa se está tudo em ordem, se as mercadorias estão corretamente dispostas nos devidos lugares, verifica se os vendedores estão uniformizados e dentro dos padrões exigidos pela empresa, checa os e-mails, vê a resposta do supervisor para aquele problema da semana passada, corre, faz um telefonema. Pronto, resolvido.
Toma conhecimento da nova campanha, faz uma reunião rápida com os colaboradores, o caminhão com a mercadoria nova chega, organiza a equipe para que tudo esteja rapidamente pronto. Vê que há um produto importante faltando. Corre, faz um novo pedido. E o dia mal começou. O que ainda mais vem pela frente? Não importa. Eu resolvo!
Essa é só uma pequena amostra de como é o dia de um gerente de loja. Muitas decisões a ser tomadas, pontos a ser observados e uma equipe que demanda atenção o tempo todo. A verdade é uma só: ou o gerente aprende a se planejar ou ele será dominado pelo operacional da loja, deixando o mais importante em segundo plano: a gestão da loja.
Para sair do modo automático e aderir a um planejamento que funcione na velocidade do varejo, ele precisa seguir três princípios básicos:
Criar uma agenda
Registrando o dia e o horário em que as atividades devem ser realizadas. Procure reservar a maior parte do seu tempo para estar presente no salão de vendas, orientando a sua equipe para melhorar a qualidade do atendimento. O objetivo é gerenciar melhor as tarefas que precisam ser feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente. Mantenha sua agenda atualizada e siga o planejamento que você mesmo determinou.
Priorizar
Surgiu um imprevisto? Gerencie o seu tempo e resolva a situação. Determine prioridades e lembre-se de que você não está sozinho. Você possui uma equipe, pessoas para as quais pode delegar algumas tarefas, mesmo momentaneamente, para garantir que tudo seja realizado no prazo previsto. Delegar não é transferir suas responsabilidades, mas garantir que as coisas sejam feitas por outras pessoas por meio da sua supervisão.
Fazer um roteiro
A equipe só conquistará alguma independência, para realizar determinadas tarefas ou até mesmo tomar determinadas atitudes, se estiver devidamente treinada e preparada.
Para isso, o gerente precisa garantir a qualidade de suas reuniões e treinamentos. Antes de realizar uma reunião, monte um roteiro com todos os pontos que precisam ser abordados e pense como irá verificar o novo conhecimento ou informação transmitida. Atenha-se à sua programação. Caso surja um assunto novo, anote e planeje para um próximo momento. Reuniões muito longas são improdutivas.
Preparado para esse desafio? Ponha os três princípios em prática e volte aqui para nos contar como foi essa experiência.
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