O que o marketing, financeiro, TI, Comercial e RH devem fazer para garantir o crescimento
Etapa 1
Análise do cenário: entendimento da atual situação da empresa, histórico de vendas, comportamentos de consumo, comportamentos dos concorrentes, índices econômicos, confiança e intenção de compra do consumidor, etc.
Etapa 2
Determinação dos objetivos: diante dos cenários apresentados, para onde se quer ir? O que se deseja alcançar ao longo dos próximos anos? É importante pensar em tudo isso de maneira escalonada, de acordo com as reais possibilidades de alcance e dependência entre cada um deles.
Etapa 3
Determinação das estratégias: como alcançar os objetivos, quais serão as estratégias adotadas para chegar àqueles resultados (objetivos) traçados.
Etapa 4
Entendimento da estrutura necessária: quanto vai custar, quantas áreas estarão relacionadas, quais serão os papéis e responsabilidades de cada parte, como elas serão mensuradas.
Etapa 5
Elaboração de um plano de ação: tendo em vista a estratégia e os recursos existentes, quais são as ações necessárias, ao longo do tempo?
Etapa 6
Mensuração e avaliação dos resultados: o acompanhamento é fundamental. Sem medir, não é possível saber se as ações tomadas estão sendo eficazes ou não.
Para garantir um ano positivo aos negócios, é preciso estabelecer metas claras e traçar planos para atingi-las; os esforços devem permear todos os departamentos da empresa
Fonte: diretora de conteúdo da Academia de Varejo & diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Patricia Cotti
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