A preparação começa agora e é muito importante que as empresas se fortaleçam e maximizem seus lucros
Historicamente nos negócios, as crises têm o papel de separar o joio do trigo e como em todas as guerras, existem mortos e feridos. No Brasil, a crise política com efeitos na economia afetou diversos setores e o varejo sofreu os impactos e os reflexos.
O ponto mais importante é que finalmente “fazer certo”, ser ético e cumprir seus deveres empresariais corretamente passam a ser uma prioridade. Isso é pensar no básico: planejamento, gestão, eficiência e eficácia com coerência e ética.
A preparação para 2018 começa agora e é muito importante que as empresas façam isto, para fortalecer o setor e maximizar os lucros. Que tal observar alguns pontos importantes para o ano que se aproxima?
Gestão e controles
Estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações e, assim, obter o máximo de eficiência. Ter um modelo de gestão profissionalizado é um dos elementos primordiais para um negócio sustentável.
Processos e operações
Deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas e adotar métodos de trabalho mais objetivos e modernos, implantando rotinas de execução é cada vez mais importante. Quem possui padronização há tempos consegue maximizar as atividades de maneira contínua, fidelizar clientes e manter fãs de sua marca.
Caixa e demonstrativos de resultados
Ter demonstrativos de resultados acompanhados e fluxo de caixa controlado e saudável minimizam momentos de incerteza, garantindo serenidade para reposicionar-se. Ganhos imediatos não geram sustentabilidade.
Pessoas
Desenvolver, capacitar e valorizar os profissionais. É o momento do varejo farma deixar de ser uma opção de trabalho, para ser uma definição de carreira.
Dada a complexidade de desenvolver processos (compras, vendas, perdas, etc.) para alcançar os resultados necessários, o varejo precisa de pessoas capacitadas, envolvidas, remuneradas pelos resultados, apaixonadas pelo negócio e em constante capacitação. Chega de apadrinhados ou pessoas sem vontade de ajudar a empresa a crescer.
Clientes
Quando as vendas caem, percebe-se que não se conhecem os clientes como se devia. Há muitas ferramentas de captação de informações que podem ser utilizadas para conhecê-los melhor. Só assim é possível desenvolver serviços melhores, ambientes de loja, marketing mais assertivo, atendimento personalizado, para que os clientes compreendam que a experiência de compra na sua empresa é única e deve ser repetida.
Observar indicadores
O varejo é dinâmico, portanto, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções e expectativas de médio prazo. É um momento em que as atenções devem ser redobradas.
Em 2017, as empresas que sofreram o menor impacto com os acontecimentos econômicos foram as que há anos decidiram se profissionalizar e adotar as práticas citadas, de maneira estruturada e consciente, para tornarem-se empresas com alto desempenho e, sobretudo, sustentáveis. Como sua empresa estará em 2018?
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