Você já fez seu check-up este ano? Profissionais da saúde recomendam que façamos um bom check-up anualmente para conferirmos se está tudo certo com o nosso organismo e nos adiantarmos aos problemas, em vez de esperar que eles se manifestem de forma aguda.
No caso da sua farmácia, o responsável por verificar se a saúde do seu negócio está dentro dos conformes ou não é o diagnóstico empresarial. Eu pergunto: a quantas anda a saúde da sua farmácia? Se você sabe que tem problemas, mas não consegue responder essa pergunta com precisão, talvez seja hora de fazer um diagnóstico dela.
Ele é uma detalhada avaliação dos processos internos, em que aspectos relevantes para o funcionamento da farmácia são levados em consideração, como níveis de estoque; vendas; layout da loja; ações de marketing; estado das finanças; o operacional; a gestão de recursos humanos; e demais áreas.
Esse tipo de análise constata a atual situação da empresa apresentando seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível planejar soluções objetivas e eficientes, baseando-se em dados e traçar estratégias para fortalecer a empresa e prepará-la para competir no mercado.
Confira alguns motivos para aderir a esta prática para melhorar os resultados:
– O diagnóstico empresarial é capaz de identificar falhas nos processos e suas respectivas causas, como baixa lucratividade, atendimento ineficaz, estoque desorganizado, marketing mal-executado, etc. Assim, o gestor consegue corrigir processos internos, tendo um direcionamento para o uso de estratégias.
– O diagnóstico ajuda a reduzir gastos operacionais, pois aponta gargalos e faz o gestor definir prioridades sem comprometer o orçamento.
– O diagnóstico da farmácia mostra uma visão mais ampla e aprofundada sobre o negócio e contribui para tomadas de decisão. Como é feito periodicamente, é possível comparar o desempenho do negócio em diferentes períodos e analisar a sua evolução.
– Se bem-executado, ele auxilia o gestor a identificar se há viabilidade financeira para executar novas estratégias e investimentos.
– O diagnóstico garante mais agilidade na resolução de problemas e assegura maior vantagem competitiva ao negócio.
– Outro motivo que reforça sua importância, é o fato de que é capaz de ativar a criatividade das equipes na busca por soluções e despertar o engajamento entre os membros da empresa.
– O diagnóstico permite identificar também os pontos fortes da empresa. Assim, fica mais fácil desenvolver maneiras de aprimorá-los.
Como pode perceber, o diagnóstico empresarial é fundamental para que se conheça a realidade da farmácia.
Agora que você já conhece a importância deste processo, que tal procurar um profissional experiente, como eu, para fazer um em sua farmácia? Com certeza vai ser vital para otimizar os resultados do segundo semestre!
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock